Imagens cedidas pela GCM Santa Cruz do Capibaribe
Na manhã desta segunda-feira (01), Guardas Municipais do efetivo da Romut, juntamente com a diretoria de Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe, realizaram a apreensão de pássaros silvestres, criados irregularmente.
De acordo com as informações, a operação aconteceu após denúncias anônimas apontarem que, na Rua Henrique Barbosa Pereira (bairro Polis Pacas), haveria a criação desses animais e também a existência uma arma de fogo, usada para caça.
Ao realizarem a revista no imóvel, foram localizados os animais, assim como 11 gaiolas e quatro gaiolas pequenas para transporte. Entre os animais estavam 02 sabiás e também 02 azulões e 02 galos de campina, estes últimos considerados espécies em risco de extinção.
Os pássaros estavam em posse de Lindoaldo Gomes de Souza. Os mesmos devem ser encaminhados a uma reserva ambiental da região, depois de passarem por avaliação. A criação de animais silvestres em cativeiro é um costume cultural em várias regiões do país, mas de acordo com ambientalistas, é um dos pilares para continuidade do tráfico de animais e, consequentemente, gera inúmeros prejuizos ambientais.
De acordo com o Ibama, para cada 10 animais silvestres tirados ilegalmente da natureza, apenas um sobrevive. Além do gestor Pablo Ricardo, participaram da operação o Sargento Junior, o Inspetor Leite e os GCMs Prado e Saraiva.