Na manhã desta segunda-feira (19) uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) esteve realizando uma operação em Santa Cruz do Capibaribe.
A operação foi de fiscalização e resultou na apreensão de pássaros silvestres comercializados de maneira irregular, fato este que estava ocorrendo em frente a conhecida feira de gado, na zona rural.
Com a operação, cinco homens que estavam vendendo os animais irregularmente foram detidos. Eles não tiveram seus nomes divulgados. Também foram apreendidos 36 pássaros de várias espécies.
Os acusados foram ouvidos na delegacia e depois liberados. Contra eles, de acordo com os profissionais do IBAMA, foram lavrados TCOs e aplicadas multas no valor de R$ 1000,00 para cada animal apreendido. A maior delas incidiu em um único comerciante, que estava de posse de 24 desses animais.
Ainda de acordo com a equipe do IBAMA, eles irão responder ao processo em liberdade e, caso condenados, as penas podem variar de seis meses a um ano de prisão, que podem ser transformadas em prestação de serviços comunitários.
Os pássaros foram levados até a CPRH em Recife, de onde devem ser avaliados por veterinários, reabilitados e depois soltos na natureza.