Plano de Segurança para o Carnaval é apresentado na Câmara
Na manhã desta terça-feira (05), aconteceu uma reunião com representantes das Polícias Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros, do Secretário de Defesa Social Alexandre Souza, da imprensa e vereadores para tratar sobre o plano de segurança para o Carnaval, em Santa Cruz.
Na ocasião, foi apresentado pelo Major Jossemar Diniz o reforço no policiamento ostensivo, com o incremento de três viaturas extras (totalizando cinco) e aumento no número de policiais nas ruas, inclusive para a fiscalização dos bares para evitar a venda de bebidas a adolescentes, sob pena de detenção e encaminhamento ao presídio, sem fiança.
O foco principal da operação é coibir as invasões registradas em residências por meio de arrombamentos e foram também apresentadas diversas dicas de segurança para os proprietários desses locais.
Segundo o Major, a Zona Rural também será contemplada, onde uma viatura da equipe do Gati e Rocam, com quatro policiais, ficaram responsáveis por essas áreas e pela Vila do Pará.
Já para São Domingos, o Major relatou que haverá o aumento de duas viaturas para garantir a segurança daquela localidade.
O Delegado da Polícia Civil, Dr. Vagner Volpi afirmou que haverá também um aumento no número de delegados, policiais e agentes. A delegacia terá dois delegados por dia, além de mais sete agentes de plantão (totalizando 10) e também o reforço de mais um escrivão, para o registro de ocorrências e lavrar as prisões em flagrantes.
Já o Tenente-coronel Alexandre Sousa afirmou que a guarda municipal terá o reforço de 64 guardas municipais por dia, que trabalharão da sexta-feira (08) até a quarta-feira de cinzas (13), que ficarão posicionados nas escolas, praças, nas duas Academias das Cidades e Hospitais (Materno Infantil e Municipal).
Duas viaturas, que auxiliarão também na fiscalização do trânsito como um dos trailers (que será encaminhado para o retiro da Igreja Assembleia de Deus) também serão utilizados nesse reforço do Sispol.
Segundo o Major Diniz, a expectativa é que os índices colocados pelo programa Pacto Pela Vida, que pede uma redução de 12% nos índices de violência, sejam superados com o reforço na segurança.
Telefones úteis:
Bombeiros: 193.
Samu: 192.
Delegacia de Polícia: 3731 – 2277.
3ª CIPM: 3759 – 8200.
Sispol: 9852 – 4949.
Oficial de Operações da PM: 9488 – 5748.
Major Diniz: 9488 – 5266.