Considerado um dos maiores carnavais de rua do mundo, a Prefeitura de Olinda anunciou nesta quarta-feira (05) o cancelamento do evento este ano na cidade, por conta do atual período pandêmico da Covid-19 e aumento do número de casos de influenza A (H3N2).
A decisão foi anunciada pelo prefeito Lupércio Nascimento (Solidariedade) em entrevista coletiva. Segundo estimativas da prefeitura de Olinda, cerca de 4 milhões de pessoas circulam pela cidade durante o período carnavalesco.
Para tentar suprir o impacto financeiro para artistas, a prefeitura de Olinda criou um auxílio para ser pago a entidades, grupos, blocos e cantores envolvidos com o Carnaval em razão do cancelamento da festa em 2022. Também serão beneficiados vendedores do comércio informal e catadores de materiais recicláveis.
Em relação às festas privadas, a prefeitura de Olinda vai seguir a decisão do governo de Pernambuco, que vai se posicionar apenas na segunda quinzena de janeiro.
Jaboatão dos Guararapes
O município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, também não vai realizar a folia carnavalesca neste ano. Também nesta manhã, o prefeito Anderson Ferreira (PL) oficializou a decisão.