A crise econômica em decorrência da pandemia da Covid-19 no Brasil, e as diversas restrições de combate ao vírus afetou diversos segmentos empresariais, uma delas, os setores de bares e restaurantes. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Capibaribe realizou uma pesquisa entre os dias 27 e 30 de abril, em que oito em casa dez empresas do segmento estão com sérias dificuldades de realizar o pagamento salarial dos funcionários.
Segundo a pesquisa, 66,7 das empresas do município precisaram demitir os funcionários para tentar driblar os efeitos da pandemia, já para os que tentaram manter o estabelecimento comercial em funcionamento, 43% estão endividados.
O presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Bruno Bezerra informou que o setor é um dos mais prejudicados.
“É uma crise com impactos negativos nunca antes vistos. Os governos nas esferas municipal, estadual e federal precisam entender de uma vez por todas a gravidade da situação específica do setor, e unir esforços com esses empreendedores para encontrar soluções que permitam a sobrevivência dos negócios com base numa convivência segura com a ameaça que o vírus representa”, e acrescenta “Se isso não acontecer, será cada vez maior o fechamento de empresas e, consequentemente, o número de desempregados”, frisou Bruno Bezerra.
Outro ponto da pesquisa mostra que 83,3% dos bares e restaurantes estão tentando se manter com as vendas online, como delivery, entretanto, não está sendo suficiente.