Troca de farpas sobre Farra das Locações e a ausência de novos projetos marcaram mais uma tarde de uso da tribuna
O tema da Farra das Locações voltou a ser pauta em mais uma tarde de discursos dos vereadores.
Com os ânimos menos exaltados em relação à sessão anterior, o tema foi debatido mais uma vez e as propostas de pautas positivas para o município foram deixadas de lado na maioria dos discursos.
Se de um lado os vereadores de Oposição falavam das denúncias da Farra das Locações e do bloqueio dos bens do prefeito e dos demais supostamente envolvidos no escândalo, por outro a Situação focava na agenda positiva da Prefeitura para o segundo semestre, iniciada com a assinatura da Ordem de Serviço na quinta-feira (13) para a conclusão das obras da Central de Abastecimento.
A defesa dos vereadores ao governo também consistia em relatar avanços, mas que eram rebatidos também pelos vereadores de Oposição.
O momento mais tenso da reunião foi protagonizado pelos vereadores Afrânio Marques (PDT) e Vânio Vieira (PSDB). Vânio retrucou Afrânio sobre interrupções de seu discurso e corte de seu tempo de uso na tribuna e Afrânio, por sua vez, falou que interromperia os discursos quando o regimento fosse desobedecido, especialmente quando Vânio usasse, segundo Afrânio, de termos inadequados.
Não discursaram os vereadores Zé Minhoca (PSDB) e Luciano Bezerra (PR) por compromissos particulares e Galego de Mourinha, que chegou a comparecer a sessão, mas se retirou do plenário.
Confira o que disse cada um dos vereadores:
Narah Leandro parte para o ataque diz que Dimas Dantas é “hipócrita”, “Falso Moralista” e o compara a Hitler
No ponto mais forte de seu discurso, a vereadora Narah Leandro (PSB) fez duras críticas ao vice-prefeito Dimas Dantas (PP).
De acordo com a vereadora, a missão do vice-prefeito, que outrora foi seu aliado, é desmoralizar o prefeito Edson Vieira (PSDB) no qual teria lutado para buscar votos.
Narah chamou o vice-prefeito de hipócrita, de falso moralista, o comparou ao ditador alemão Adolf Hitler e fez seu voto de repúdio.
“Eu quero expressar o meu repúdio, o meu desprazer em ouvir um homem falso moralista, hipócrita, que recebe R$ 9 mil para ser o vice-prefeito para ir às ruas e denegrir a imagem do prefeito no qual ele lutou para ter votos.” – disse.
Narah também destacou a assinatura da Ordem de Serviço pelo prefeito, para a conclusão da Central de Feiras e mercados.
Klemerson Pipoca diz que Tallys Maia chamou as pessoas que aprovam gestão de Edson Vieira de bandidos
No ponto mais forte de seu discurso, o líder da bancada de Oposição deu destaque a uma frase controversa dita pelo filho do ex-deputado federal, Tallys Maia, em um dos grupos de Whatsapp.
A frase “Só que aprova a gestão de Edson Vieira são os bandidos, os donos de oficinas e peças de carro, e as bancas da feira do Paraguai que vendem raquetes… O resto desaprova.” foi reprisada pelo vereador na tribuna, que foi rebatida, segundo ele, com ações desempenhadas pelo atual governo em áreas como saúde, infraestrutura e meio ambiente.
“O que ele quis dizer com isso é que só os bandidos em Santa Cruz é quem aprovam a gestão do prefeito Edson Vieira. Eu fico triste com o jovem, filho do ex-deputado José Augusto maia, que passou por essa cidade e disse que 24 mil pessoas, que são pais e mães de família, disse que vocês são bandidos.” – disse.
Deomedes Brito critica vereadores de situação de que defendem prefeito depois de bloqueio de bens pela Justiça
Em um dos momentos mais fortes de seu discurso, o vereador Deomedes Brito (PT) fez críticas a bancada de vereadores adversaria, destacando o bloqueio dos bens de supostos envolvidos no escândalo da “Farra das Locações”.
“Não podemos fazer como a vereadora Narah, o vereador Pipoca e outros vereadores ficarem defendendo o que não se tem defesa.”, disse.
Em seguida, o vereador destacou a proximidade do caos hídrico em Santa Cruz e enfatizou também a insegurança pública.
Deomedes também aproveitou para cobrar para que o presidente da Câmara, Afrânio Marques, coloque em prática os pedidos de CPI na Casa de Leis.
O vereador aproveitou para destacar que no Hospital Municipal também falta injeções de Benzetacil.
Afrânio Marques volta a destacar proximidade de colapso total no abastecimento de Santa Cruz do Capibaribe
No seu discurso, o presidente da Câmara, Afrânio Marques (PDT) voltou a falar sobre a proximidade no caos total do abastecimento de água.
Afrânio citou a situação do baixo volume na barragem de Jucazinho, único manancial que ainda envia água ao município e fez sua convocatória para que os vereadores deixem de lado questões pessoais e busquem soluções para a cidade.
O vereador destacou os trabalhos desempenhados pela Comissão de Convivência com a Seca (composta por vereadores das duas bancadas), de reuniões em Recife com diretores da Compesa e também a visita ao Ministério da Integração Nacional em Brasília, mas que nada foi deixado de concreto para combater esse problema no município.
“Não podemos ficar ao Deus dará e nem a miséria. É preciso que a gente some, que levante nossa voz e ajude a população dessa cidade. Se a nossa economia tiver um abalo, todos nós sofreremos.” – frisou e completou: “Quando tivermos a falta de água, vamos ser os mais cobrados pois somos os que estamos mais próximos da população.”
Junior Gomes destaca assinatura da ordem de serviço e faz críticas a declaração controversa de Tallys Maia
No principal ponto de seu discurso, o vereador Junior Gomes enfatizou a assinatura, por parte do prefeito Edson Vieira (PSDB), da ordem de serviço para a conclusão das obras da Central de Feiras e Mercados.
O vereador citou que fez requerimentos ainda na gestão do ex-prefeito Toinho do Pará (PHS) cobrando para que a mesma Central fosse concluída, frisou que fez o mesmo pedido no início do atual governo e que pode ver, agora, a sua solicitação atendida, alfinetando a Oposição.
“Ficamos feliz em saber que esta é uma gestão de resultados,. Quanto alguns fazem barulho, outros conversam besteira, outros utilizam um programa de radio para falar bobagem no sábado, a gente trabalha” – disse.
Já sobre a controversa declaração dada pelo filho do ex-deputado federal José Augusto Maia, Tallys Maia, Junior alfinetou.
“Mais de 60% dessa população aprova essa gestão e, com certeza, não são bandidos. Aqui não quero dizer que quem desaprova é bandido, agora foi uma frase, assim como a dita pelo vereador Carlinhos, foi mais infeliz ainda. Veja o nível de debate que a Oposição esfacelada, que está quase na UTI, traz para Santa Cruz do Capibaribe.” – frisou.
Zé Elias faz novos pedidos para as áreas de segurança, saúde e infraestrutura
Com um discurso de mais reivindicações, o vereador Zé Elias (PTB) trouxe seus pedidos para áreas de infraestrutura, segurança e saúde.
O vereador destacou sua cobrança pelo funcionamento de poços artesianos, de combate às muriçocas, de tapa-buracos na PE-160 até o Moda Center, o aumento na quantidade de rondas e viaturas e deu seu posicionamento para a assinatura da Ordem de Serviço para a Central de Feiras e Mercados.
“Hoje, o prefeito deu a ordem de serviço. Dou meu apelo para que eles comecem e a terminem.” – pontuou.
Ronaldo Pacas afirma que não fará com Socorro Maia o jogo da Oposição que chama prefeito de ladrão antes ter processo julgado
No seu discurso, o vereador Ronaldo Pacas (PSDC) relembrou suas palavras ditas na semana passada, em que fez a defesa do prefeito quando o acusaram de ser ladrão mesmo sem que tenha havido o julgamento do processo de bloqueio de bens.
Ronaldo, dirigindo-se a Ernesto Maia, lembrou a questão da ex-secretária de Educação Socorro Maia, que foi denunciada pela prefeitura de ter conseguido benefícios ilegais que elevariam seu salário e teria que devolver mais de R$ 500 mil aos cofres públicos e que não iria acusar a secretária de ter cometido crime sem que a mesma seja julgada.
“Não vou dizer que o feitiço virou contra o feiticeiro, quando se faz julgamentos e não foi o senhor que chamou o prefeito de ladrão. Mas eu poderia muito bem com esse caso de hoje que tomou os blogs com referencia a sua genitora, fazer um escândalo mas não vou… espero que ela tenha o direito a ampla defesa, que se defenda da melhor maneira do jeito que eu dizia que o prefeito iria ter direito a sua defesa ampla.” – disse.
Em seguida, Ronaldo Pacas falou sobre a assinatura, pelo prefeito, da Ordem de Serviço ara conclusão das obras da Central de Abastecimento, criticando a ausência de vereadores de oposição que solicitaram o reinício das obras, mas não compareceram ao evento.
Vânio Vieira desafia vereadores de situação a debater com Dimas Dantas e chama prefeito de “Ladrão” e “Bactéria”
No ponto mais forte de seu discurso, o vereador Vânio Vieira partiu para o ataque o prefeito Edson Vieira (PSDB), que recentemente teve seus bens bloqueados pela Justiça.
“Ora prefeito, o senhor diz que sou massa de manobra. Massa de manobra eu ou são os vereadores que o senhor os mandou irem até a Itapetim ver que não tinha a empresa (KMC Locadora) os fazer dizerem aqui que tinha?! Isso é que é massa de manobra e faltou dizer outra coisa: falta de capacidade de honrar com as pessoas.”
Continuando as críticas, Vânio disparou:
“Eu vou deixar um alerta aqui para vocês: quando um político bactéria, irresponsável, ladrão, canalha estiver em uma rádio falando e se dando uma de coitadinho e que vai se emocionar por ter roubado vocês… mudem de estação; não aceitem isso. Quem não quiser levar nome de ladrão, que não roube!” – disse.
Helinho Aragão destaca audiência pública sobre caos no abastecimento de água
No início de seu discurso, o vereador de Oposição, Helinho Aragão (PTB), parabenizou o trabalho de entidades de Santa Cruz do Capibaribe que estão à frente da realização de uma audiência pública para tratar da proximidade do caos total no abastecimento de água.
O vereador enfatizou que o tema do desabastecimento sempre foi pauta de seus discursos, destacou a força econômica da cidade e também a necessidade de mudanças.
Em seguida, Helinho falou sobre o problema da insegurança pública.
“O Pacto pela Vida, que antes funcionou e graças a Deus que funcionou, Hoje não funciona mais. Vamos de fato dar as mãos também com as entidades para que esse problema de insegurança pública seja resolvido.” – frisou.
Por fim, o vereador aproveitou para cobrar que, antes que fossem assinadas as Ordens de Serviço pelo governo, fossem concluídas as obras inacabadas pela atual gestão, assim como o combate as muriçocas e também mais atenção na iluminação pública.
Dida de Nan rebate afirmações de Vânio Vieira diz que Oposição não mostra pauta de ações na Câmara
No seu discurso, o vereador Dida de Nan (PSDB) fez sua defesa ao governo Vieira, citando avanços em áreas como a saúde e zona rural.
Dida também rebateu as palavras ditas por Vânio Vieira (PSDB) que chamou o prefeito de ladrão e citou que as afirmações ditas pela Oposição quanto às denúncias seriam para desgastar o governo e ganhar eleições.
“O grupo de vocês teve 12 anos… É muito tempo para mostrar compromisso sério, mostrar obras. Não vejo um vereador da Oposição chegar aqui para mostrar o seu trabalho, o que conseguiram. É só marcando o prefeito… Parece que deram no prefeito com um “quarto de bode. O povo que anda nas ruas que vê: melhorou a saúde e a educação.” – disse.
Já quanto a Dimas Dantas, o vereador rebateu as acusações de Vânio Vieira, mas citou que ele seria orientado a falar devido a alguém próximo ou seja: o vice-prefeito.
Ernesto Maia afirma que prefeito “faltou com a verdade” ao dizer que não passa por auditoria especial do TCE
No principal ponto de seu discurso, o vereador Ernesto Maia fez ataques ao prefeito Edson Vieira (PSDB) que, na emissora Comunidade FM, afirmou que seu governo não está passando por uma auditoria especial encomendada pelo TCE, que analisa contratos realizados no início da gestão, durante o decreto de Estado de Emergência.
“O prefeito faltou com a verdade porque estou de posse da auditoria especial que foi originada com base na denuncia de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe apontando irregularidades na dispensa de licitação que culminou na contratação da empresa KMC Locadora LTDA para prestação de serviço de locação de veículos.” – disse.
Ernesto citou que, nas contas de 2013 do prefeito, só houve aprovação porque não estavam incluídas as licitações realizadas durante o decreto, e voltou a atacar o prefeito.
“Se a Justiça bloqueou os bens do prefeito para garantir o ressarcimento de quase R$ 1,7 milhão, talvez seja tão difícil para o prefeito responder a essas acusações por conta de declarações que foram dadas por pessoas de extrema confiança do prefeito que o comprometem.” – frisou.
Nesse ponto, Ernesto citou que, no depoimento de Pedro Ramos (então presidente da Comissão de Licitação), teria dito em depoimento a promotoria que havia recebido da secretária de governo, Priscilla Ferreira, a indicação da empresa que tinha dado a melhor proposta para a locação e não ele ter feito esse passo.
Carlinhos da Cohab chama Junior Gomes de preconceituoso e diz que situacionistas não acreditam na Justiça
O vereador Carlinhos da Cohab (PSL) iniciou seu discurso rebatendo afirmações ditas pelo vereador Junior Gomes (PSB).
Na semana passada, Junior Gomes ironizou a maneira de falar do vereador Oposicionista, citando que o mesmo deveria estudar, se educar. Carlinhos completou acusando Junior Gomes de ser preconceituoso.
“Você Júnior Gomes, que tem tanta discriminação porque o vereador Carlinhos não tem esse estudo de “doutor” que você tem, que diz que está com tanta inveja, eu fui capa de jornal porque falei a verdade. Eu não queria estar nesse jornal, mas queria que fosse o Moda Center que fosse destaque com feiras boas.” – frisou.
Carlinhos continuou ironizando que os vereadores situacionistas confiam no prefeito, mas não confiam nos dizeres da Justiça e no Ministério Público, que levaram a denúncia da Farra das Locações adiante.
Zezin Buxin parabeniza síndico do Moda Center e entidades por promoção de audiência pública sobre desabastecimento
O Vereador Zezin Buxin parabenizou o síndico do Moda Center, Allan Carneiro, por sua iniciativa, em conjunto com várias entidades, em propor uma audiência pública para tratar do desabastecimento de água no município.
“Quero parabenizar a todos os órgãos que se comprometem, que contribuem e a gente vem debatendo isso, porque é uma preocupação geral, isso tem motivado viagens a Brasília, a Recife e é impressionante que, quando abordamos esse assunto, os técnicos sabem de tudo, tem o conhecimento, mas a grande falha do ser humano é que tem esse defeito: de não prevenir e planejar. Há quanto tempo que se clama que essa estiagem vem a ser prolongada?” – frisou.
Por fim, o vereador falou sobre o aniversário da morte de Eduardo Campos.
Fernando Aragão afirma que prefeito não tem saída sobre o processo da Farra das Locações
Encerrando os discursos, o vereador Fernando Aragão (PROS) colocou o foco nas denúncias da Oposição quanto a Farra das Locações.
Para o vereador, o prefeito Edson Vieira (PSDB), que recentemente teve seus bens bloqueados pela Justiça, não teria como escapar desse processo e que sua “agenda positiva de ações”, anunciada para o segundo semestre, seria uma forma de tentar enganar a população.
Fernando falou mais sobre a denúncia, que foi levada a Justiça pelo Ministério Público e acatada pela Justiça e aproveitou para cobrar sobre o engavetamento da CPI sobre o fato, ainda na gestão do vereador Junior Gomes (PSB).
“O resultado é este que está aí. Claro que não vamos aqui dizer se o prefeito roubou ou deixou de roubar, mas o que está escrito pelo juiz e pela promotora é que há indícios de que algo está errado. O que está escrito, dito e mostrado é que muitos carros que foram contratados receberam um preço, mas que no contrato é era o dobro. A gente sabe e eu tenho dito nesta Casa, porque em todas essas firmas que a prefeitura contrata quem perde é o povo de Santa Cruz do Capibaribe.” – pontuou.