Pedidos de informação sobre festejos ainda repercutem na Casa de Leis – Fotos: Arquivo
Na terça-feira (02) foi realizada, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz, mais uma sessão extraordinária. O foco foi a pauta para a votação de projetos e requerimentos, mas sem o uso da tribuna; porém o momento mais quente da sessão foi protagonizado após uma solicitação feita pelo vereador de Oposição Marlos da Cohab (PTN)..
Entenda o caso: O vereador de Oposição solicitou para que fosse respondido, por parte do prefeito Edson Vieira (PSDB), o requerimento feito pelo governista e presidente da casa, Zé Minhoca (PSDB), sobre a discriminação dos gastos feitos no São João da Moda 2016, feito ainda no mesmo ano.
No requerimento estariam incluídos os gastos com contratos, empenhos, pagamentos, receitas dos camarotes, patrocínios, arrecadação com barracão e gasoseiros entre outros.
As falas mais relevantes:
.
Junior Gomes não concorda com redação do requerimento
Primeiro a se manifestar, o governista afirmou que não concordava com o teor da cobrança feita por Marlos. Sobre isso, ele disse:
“A redação do requerimento é que deveria mudar. Eu acho que o próprio vereador Marlos deveria pedir essas informações ao prefeito e não pedir que ele respondesse ao requerimento. Existe um prazo de resposta para as informações e se a prefeitura não passa a informação, tem o Ministério Público para ser ativado” – disse.
Júnior completou que Marlos deveria fazer uma solicitação semelhante a que foi feita por Zé Minhoca.
.
Ernesto Maia cobra de Zé Minhoca as informações
O vereador Ernesto Maia (PT) entrou na discussão, cobrando de Zé Minhoca as informações então solicitadas, via requerimento e foi além:
“Quero saber se o presidente recebeu as informações e, se não recebeu, se entrou no Ministério Público para que a prefeitura informasse ao nobre vereador e, se não fez essa cobrança, porque não reclamou não ter recebido essas informações” – disse.
.
.
Carlinhos da Cohab afirma que vai entrar no Ministério Público
Ainda questionando Zé Minhoca pela resposta a cobrança dos gastos, Carlinhos da Cohab (PTB) afirmou que, caso a resposta não tenha sido dada, levaria o caso a Justiça.
“Se vossa excelência não entrou no Ministério Público, vamos entrar com seu requerimento, que não foi atendido. Então, vossa excelência tem que dizer aqui, que vai ser preciso a gente levar esse áudio dizendo que vossa excelência não recebeu a informação” – pontuou.
.
Zé Minhoca confirma que não recebeu resposta da prefeitura
Antecipando o voto, Zé Minhoca se posicionou contrário a solicitação de Marlos, mas ao ser questionado mais uma vez se teria recebido as informações dos gastos do São João da Moda, o mesmo disse que não. Ele também não disse se entrou ou não com o pedido no MP para solicitar informações.
Em seguida, os debates esquentaram, já que Marlos cobrou para que o requerimento fosse posto em votação. Sendo rebatido por Junior, que pediu a mudança da redação, iniciou-se a sequência de votos contrários pela bancada governista.
.
.
Oposição sofre nova derrota e afirma que não há transparência na Gestão Vieira
Se posicionando a favor do requerimento de Marlos, oposicionistas criticaram a bancada adversária, citando que os demais se posicionaram contra pedidos de informações. Ainda foi afirmando que tais gastos não estariam disponíveis a população, através do Portal da Transparência.
Zé Minhoca rebateu, mas a bancada afirmou que não seria contrária ao pedido, mas a forma como o requerimento estava redigido. A solicitação de Marlos foi reprovada por 09 X 06.