Tentativa de assalto à minha residência retrata o cotidiano da violência em nossa cidade
A Polícia esteve ontem na minha residência, após a fuga dos ladrões. Não quero atenção especial e nem tirar proveito do fato por ser deputado federal, mas em nome de uma população aflita, com tanta violência, ficar calado, seria omissão como representante do povo.
.
Não culpo os policiais, mas sim o sistema de segurança que, implantado aqui, não funciona como deveria.
.
Digo isto, com a experiência de quem já administrou nossa terra, encontrando uma situação ainda pior, de extrema violência, com um número bem menor de equipamentos e policiais. Sendo chefe do Executivo, formei o Conselho de Segurança Municipal e, após o programa antiviolência que implantamos, conseguimos diminuir drasticamente a criminalidade, inclusive com reconhecimento Nacional.
.
Segurança não é só policial nas ruas, em comboio. É um conjunto de ações preventivas e ostensivas, com a integração dos poderes constituídos junto à sociedade, tirando as crianças de rua e colocando-as nas escolas, investindo no lazer, esporte, artes, disque-denuncia, serviço de inteligência, monitoramento por câmaras e acima de tudo, tratando bem, equipando e estimulando a autoestima dos policiais.
.
Assim foi realizado quando fui Prefeito, a prova está nos prêmios que ganhei e na grande queda da criminalidade registrada no Mapa Oficial da Violência do Brasil.
.
Agora, como Deputado Federal, destinei uma emenda individual no Ministério da Justiça, no valor R$1.000.000,00, (um milhão de reais) para investimentos em Tecnologia e Câmeras de Monitoramento, a serem instaladas em locais estratégicos, nos pontos críticos da cidade.
.
Temos que combater os erros, mas também oferecer ideias e contribuir nas soluções.
.
Brasília, 15 de Outubro de 2013
José Augusto Maia
Deputado Federal