Prefeitura atende solicitação do Ministério Público e leva documentos para rebater denúncias de irregularidades na lista de contemplados do “Minha Casa, Minha Vida”
No início da tarde desta quinta-feira (16), o Secretário de Cidadania e Inclusão Social Gilson Julião, juntamente com o procurador Dr. Marcelo Diógenes e a diretora do CRAS Jaíra Victor, foram até o Ministério Público para entregar documentos acerca dos contemplados com as casas do Loteamento Jaçanã I, que integram o programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Segundo o procurador, a entrega dos documentos foi para atender uma solicitação do MP mediante as denúncias feitas por pessoas que supostamente teriam sido retiradas da lista de contemplados e substituídas por outras possívelmente ligadas aos vereadores Zezin Buxin (PSDB) e Vânio Vieira (PSDB).
“Encaminhamos ao Ministério Público a última lista enviada pela prefeitura a Caixa Econômica Federal e encaminhamos também alguns ofícios que requer a inclusão de algumas famílias consideradas em estado de vulnerabilidade. Entregamos ao Ministério Público e mostramos, mais uma vez, a clareza e todos os atos feitos pela atual administração pública”, relatou o procurador.
Nomes dos denunciantes estão em cadastro de reserva
Já Gilson relatou que essas pessoas já teriam seus nomes incluídos em um cadastro de reserva para possíveis contemplações de novas casas, que serão construídas a partir do mês de julho, pela segunda etapa do loteamento.
A origem da polêmica
O secretário também afirmou que essa polêmica só estaria acontecendo por conta da divulgação de nomes feitas anteriormente.
O fato citado pelo secretário foi uma reunião realizada na Câmara em 27 de fevereiro em que os vereadores de oposição divulgaram uma primeira lista de pessoas que seriam possivelmente contempladas.
A lista foi entregue a Caixa Econômica no fim da gestão de Toinho do Pará (PTB) e não incluía moradores das favelas do Papelão e da Cohab.
“Nós temos essa total responsabilidade para dizer os contemplados e não ficar nessa história de dizer que o pessoal foi contemplado, sem ter sido. É ai onde foi gerada essa expectativa na população”, enfatizou.
Os documentos entregues serão vistos pelo promotor Dr. Hodir Guerra provavelmente nesta segunda-feira (20).