Na última quarta-feira (13), o Museu da Sulanca realizou uma mostra histórico-cultural na Escola Municipal Vereador Ciríaco Ramos de Lima, no Sítio Cacimba de Baixo, em Santa Cruz do Capibaribe. A mostra ocorreu durante o evento de culminância do programa “Escola da Terra”, que reuniu palestras educativas, apresentações culturais, demonstrações de produtores da Feira Orgânica do município e mostras de hortaliças e ervas medicinais.
O programa “Escola da Terra” é voltado ao aperfeiçoamento para profissionais da educação do campo, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do seu Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC). Os resultados dessa turma foram expostos em projetos de intervenção pedagógica, política e sociocultural de escolas locais.
Em uma apresentação guiada por Adelmo Teotônio (conservador de bens culturais) e Thonny Hill (assistente de marketing e jornalista), essa participação do museu foi fundamental para aproximar o público da zona rural com a história da economia têxtil e seus diversos aspectos socioculturais.
Parte do acervo foi exposto ao público, incluindo livros e a overloque “tatuzinha” pertencente ao mecânico de máquinas Mauro Feitosa. A peça foi a primeira máquina semi-industrial trazida de São Paulo ao município, em 1968.
Overloque “tatuzinha”, pertencente a Mauro Feitosa (in memoriam).
Obra “Sulanca”, do artista plástico e artesão brejense, Luiz Carlos Melo.
Essa vivência trouxe uma visão mais aprofundada sobre a evolução da atividade de confecção de roupas desde os anos 40 até os dias atuais com os centros de compras, em destaque o Moda Center.
O público pode apreciar um banco de madeira representado com peças de vestuário e cobertas de retalhos, simulando a época que se vendia nas ruas da nossa cidade, na tradicional Feira da Sulanca.
Além disso, painéis, fotografias e uma instalação em vídeo levaram a comunidade, os educadores, estudantes e demais visitantes para uma contextualização da realidade local, entre o progresso e as mudanças trazidas pela economia confeccionista.
O Museu da Sulanca está localizado no Centro de Eventos do Moda Center, com funcionamento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. Para mais informações, acesse @museudasulanca no Instagram ou via WhatsApp (81) 3759-1619.