Jornalismo independente

liderança absoluta!

Mudança para o novo Calçadão

Busca por soluções em pontos polêmicos com feirantes transcorrem com tranquilidade na manhã deste domingo

Principal movimento era o de comerciantes que preparavam seus pontos para a feira amanhã. Fotos: Thonny Hill.

Está transcorrendo, de maneira tranquila, o segundo dia de distribuição de pontos comerciais no novo Calçadão Miguel Arraes de Alencar.

 

Diferentemente de ontem (10), durante as quase três horas que acompanhamos o processo, não foram registrados incidentes graves a exemplo dos tumultos causados pela onda de saques proferidos contra as bancas de ferro dos feirantes que já tinham pago por elas. As duas principais polêmicas já começam a ser resolvidas.

 

Problema dos pontos com mais de um alvará

Dialogo entre feirantes e diretor de Feiras e Mercados transcorria de forma tranquila.

Nesse momento, o diretor de Feiras e Mercados, Sérgio Colino, está priorizando a resolução de casos de pontos que estão com mais um alvará de funcionamento, onde o mesmo conversa com vários comerciantes na busca de um consenso, que vem sendo aceito até o momento.

 

Em entrevista concedida ao Blog, Sérgio relatou que esse tipo de problema terá busca por soluções no decorrer da semana, após os dias de feira, onde pessoas com erros no alvará serão realocadas para outros pontos que estejam desocupados nas proximidades.

 

“Nós temos um mapa do parque como um todo e, quando há uma duplicidade, é porque, naturalmente naquela fileira, há um banco sobrando. Vamos dizer que passe cinco ou dez bancos, mas se tem um banco sobrando e vamos realocar para lá”, pontuou.

 

Bancas que foram saqueadas

Feirante de Vertentes relatou sua insatisfação e veio até o Calçadão para buscar soluções em relação as suas duas bancas, que foram saqueadas durante os tumultos de ontem.

Durante o tempo que estivemos no local, ainda era comum ouvir a insatisfação de feirantes que tiveram seus pontos saqueados. Um desses casos é o da comerciante Juracy Amélia da Silva, que reside na cidade de Vertentes.

 

De acordo com a feirante, a notícia que chegara é que as suas duas bancas de ferro haviam sido entregues no local de seus pontos que ficam no setor branco, mas que foram levadas por outros feirantes durante a invasão que foi registrada ontem (10).

 

“Eu só pude vir hoje pela manhã porque ontem eu estava doente, e ainda estou com febre. Vim hoje para cá para ver se resolve. Disseram que meus pontos tinham sido colocados e eu não pude vir olhar ontem, mas hoje de manhã eles já não estavam mais aqui. Cataram com certeza e eles estão em outros pontos de pessoas que não pagaram por eles”, frisou.

 

Questionado sobre como o Departamento de Feiras e Mercados irá proceder para resolver esse tipo de problema, Sérgio afirmou que a metalúrgica responsável pela confecção dos pontos afirmou que irá repor todas as bancas dos comerciantes que tiveram seus pontos levados.

 

De acordo com ele, essa reposição será feita ao logo de todo o mês.

 

Impasse

 

De acordo com Sérgio Colino, para os feirantes que tiveram suas bancas saqueadas e, mesmo assim, desejarem comercializar na feira de amanhã (12), não terá sua banca de ferro.

 

“Seria bom eles não virem nessa feira porque o espaço que tem é o chão. Agora se eles forem colocar lá, eu não tenho a menor condição de retirá-los, até porque seria uma questão de injustiça porque a Diretoria fez a sua parte, a Secretaria (de Desenvolvimento Econômico) também fez, o município fez, mas só que algumas pessoas, que não tem certa formação, saquearam os bancos das pessoas que tinham pagado. Nós não temos como controlar essa situação”, pontuou.

 

A expectativa, de acordo com ele, é que os problemas causados com a nova mudança de feira sejam solucionados até antes do período de Carnaval para que a novo espaço possa funcionar em plenas condições.

.

.

Apoio no Calçadão era dado pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar, esta última com rondas.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...