O Movimento Escoteiro em Brejo da Madre de Deus, completou 8 anos de história e dedicação a juventude brejense. O escotismo surgiu em 25 de janeiro de 2009, com o 42º Grupo Escoteiro Pedro Guenes e, em 2010 surgiu o 44º Grupo Escoteiro Águia Dourada.
O Escotismo tem como objetivo ajudar jovens do município e é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, formando verdadeiros líderes.
Para fazer parte da equipe como jovem, é preciso ter entre 5 e 21 anos, sendo divididos conforme sua faixa etária, para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase.
O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.