A ex-vereadoras Zilda Moraes faleceu, na noite desta sexta (23). A informação foi confirmada pela família. Zilda tinha 75 anos.
Zilda estava internada no Hospital dos Servidores, no Recife. Ela estava acometida de um câncer no fígado.
Zilda Barbosa de Moraes Mena, nasceu na Vila Poço Fundo, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe, em 02 de setembro de 1949. Aos 10 anos de idade, ela foi morar em Caruaru, mas durante a sua adolescência retornou a Santa Cruz.
Na Capital da Moda, Zilda estudou nas escolas Malaquias Cardoso, Luiz Alves e Cenecista, onde encerrou o Magistério. Ela foi professora na Vila de Poço Fundo e também já exerceu o cargo de diretora do Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru.
Na década de 80, o Padre Zuzinha, prefeito na época, descobriu a vocação de Zilda para a política, e que acabou incentivando a sua candidatura a vereadora. Zilda teve uma história política de fidelidade, sempre defensora do grupo dos Mendonça, desde a época do deputado federal José Mendonça.
“A Guerreira” como era mais conhecida no meio político, já exerceu diversos mandatos de vereadora, totalizando seis participações. A primeira vez que ela foi eleita foi nas eleições de 1983, e esteve por três vezes na presidência da Câmara.
Em 2012, Zilda Moraes, rompeu com o grupo Boca-Preta e assumiu compromisso com o grupo Taboquinha na época. Nos últimos anos, Zilda estava atuando apenas nos bastidores da política.