O Vereador reeleito no município de Toritama, Edmilson Morica (PSL) saiu na bronca com seu grupo político após não conseguir emplacar seu nome na disputa a presidência da Casa. De acordo com o parlamentar, o grupo de vereadores que foram eleitos no palanque da vice-prefeita e ex-candidata, Lucinha Pereira (PSDB) traíram o grupo ao fecharem acordo para o nome do Vereador situacionista, Arimateia de Carvalho (PSD).
Morica comentou a situação em entrevista a uma emissora de rádio local na manhã desta quarta-feira (14). Segundo ele, os vereadores oposicionistas, Derivaldo (PR), Birino (PSDB) e Deoclecio (PTC) deveriam aguardar por uma definição da vice-prefeita Lucinha, líder do grupo, para que a bancada definisse em consenso o nome que seria apoiado ao cargo na presidência da Câmara. Porém, os Vereadores teriam ignorado e abandonado o barco para votar em um candidato do grupo opositor.
Dentre os três blocos de vereadores que foram eleitos, nas três chapas que concorreram nas eleições municipais deste ano, apenas a bancada situacionista atual teria número suficiente de parlamentares para eleger o presidente. Encabeçado pelo vereador Arimateia, os governistas já teriam 5 votos garantidos, enquanto os demais blocos, representados com 4 vereadores cada, precisariam angariar ao menos 2 votos a mais para conseguir ultrapassar esse número e eleger o presidente.
Bloco 1 – Vereadores eleitos na base do atual prefeito, Odon Ferreira (PSB)
Arimateia (PSD)
Rossana (PSD)
Maviael (PROS) Candidato – Arimateia
Loló (PSB)
Eduardo (PSD)
Bloco 2 – Vereadores eleitos na base do prefeito eleito, Edilson Tavares (PMDB)
Edjan (PMDB)
Ferreirinha (PMDB)
Doutor do São João (PMDB) Candidato – Edijan
Fofão (PMDB)
Bloco 3 – Vereadores eleitos na base da ex-candidata, Lucinha Pereira (PSDB)
Morica (PSL)
Derivaldo (PR) Candidato – Morica, Deoclecio ou Birino
Deoclecio (PTC)
Birino do São João (PSDB)
Com a adesão dos vereadores de Lucinha, Arimateia passa a ter ao menos 8 votos e deixa bem encaminhado sua eleição à presidência da Câmara. Já o Vereador Morica afirmou que irá votar em Edijan.
Oposição solitária
A votação dos vereadores oposicionista a um nome que estará na provável situação (Arimateia) pode significar mais que uma simples escolha a presidência. Embora não haja confirmação, a tendência é que esses vereadores passem também a aderir a base governista após as fortes declarações do vereador Morica com a acusação de traição ao grupo opositor.
Em recente entrevista, o parlamentar disse que a escolha para aliança deveria partir do prefeito eleito, Edilson Tavares, deixando claro que estava disposto ao diálogo. No entanto, Morica destacou-se durante a campanha por ser um dos principais líderes do grupo que apoiava Lucinha e não poupava ataques ao então candidato Edilson. Escanteado, o vereador é o único nome garantido até o momento na futura oposição da Câmara.
;
Com informações de Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama.