O matadouro público na cidade de Toritama foi alvo de denúncias, que foram veiculadas no último domingo (25), através de uma reportagem transmitida em rede nacional pela Record TV. A matéria produzida abordou como pauta o trabalho infantil e insalubre de crianças e adolescentes naquele local.
A exemplo de boa parte dos matadouros interditados no Brasil, o ambiente é considerado improprio e as estruturas são precárias e comprometidas. A reportagem ouviu uma família que atua no matadouro na limpeza de tripas, ossos e outras partes bovinas.
Apesar das denúncias de trabalho infantil, no dia em que a matéria foi produzida, havia apenas um adolescente de 16 anos que afirmou trabalhar desde os 14 anos no serviço acompanhado sua avó. O adolescente confessou não estudar.
Secretário fala sobre a polêmica
Diante da repercussão negativa, o Secretário de Agricultura e Meio ambiente do município, Hélio Lima, comentou pela primeira vez a repercussão de uma reportagem televisiva.
Na rádio Toritama FM, ele falou com nosso correspondente Evandro Lins sobre o assunto, confirmou que há presença de trabalho infantil no local e citou que a equipe de reportagem da emissora de TV não foi reproduzida na reportagem que foi ao ar.
“Não somos coniventes com o trabalho infantil, tanto que, eu já tinha acionado o próprio Conselho Tutelar previamente para retirar essas crianças de lá, mas isso é uma ação que não depende exclusivamente de nós. Eles (TV) não colocaram a nossa resposta na reportagem, demos as informações que precisavam e respondemos as perguntas, mas não mostraram na matéria” – afirmou.
Veja a reportagem na íntegra!
.