Exclusivo
Projeção aponta que mais de 10 mil títulos podem ser cancelados em 2016 por falta do recadastramento biométrico
Na tarde desta terça-feira (06), nossa equipe foi até o Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe para verificar como anda o processo de recadastramento biométrico para o Título de Eleitor. O município é um dos que usará da impressão digital na hora da votação.
Ao chegarmos ao local, o que foi visto é o pouco movimento, mas em entrevista com a chefe do Cartório, Ariadnny Vasconcelos, foi relatado que a procura pela atualização do documento aumentou, mas ainda está abaixo do que é esperado.
Segundo dados do TRE, Santa Cruz está com 58.114 eleitores até o momento, mas apenas 24.477 deles já realizaram o recadastramento, números que representam 41,77% de todo o eleitorado apto a votar nas próximas eleições.
De acordo com Ariadnny, a procura pelo agendamento cresceu bastante, mas o problema está no comparecimento da população, que ainda está abaixo do que o cartório pode atender.
“Nós podemos atender até 250 pessoas por dia aqui e trabalhamos com esse agendamento. O problema é que 40, 50 pessoas faltam todos os dias, fazendo com que sejam tiradas vagas de outras pessoas que poderiam ter aquela vaga e que pretendiam comparecer naquela faixa de horário” – disse.
Uma fila de espera para quem não agendou o recadastramento também existe no cartório, fila esta que anda a cada vez que falta uma pessoa do agendamento on-line, mas mesmo assim a quantidade de pessoas que poderiam ter sido atendidas naquele dia acaba não sendo atingida.
.
Ainda segundo Ariadnny, a falta dessas pessoas provoca uma conta que dificilmente será fechada nos próximos meses se mantendo o ritmo atual de atualizações, já que faltam apenas seis meses para o fim do recadastramento, que se encerra no dia 31 de março de 2016.
“A única certeza que tenho é que, se o pessoal que faz o agendamento não comparecer, podemos ter mais de 10 mil pessoas que fiquem sem poder votar e ter seus títulos cancelados. Estamos dispostos a atender, o problema é que uma boa parte da população não está comparecendo para atualizar o documento, mesmo depois de já ter agendado” – frisou.
Como realizar o agendamento on-line:
Para realizar o agendamento on-line, é simples e rápido. Basta acessar o site do TRE de qualquer computador, colocar seus dados pessoais e imprimir na hora a guia com o local e horário do recadastramento.
O agendamento também pode ser feito via smartphone, tablet ou notebook e para quem não tem costume em acessar a internet, pode se dirigir a uma lan-house ou ir até a Câmara de Vereadores do município.
No dia da atualização do título, basta levar até o Cartório Eleitoral um documento oficial com foto e o comprovante de residência. A atualização leva, em média, 10 minutos.