Na tarde desta quinta-feira (12) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores em Santa Cruz. Em pauta, dois assuntos principais: a má conservação da PE-160 em seu perímetro urbano e o clima de insegurança, que foi ainda mais repercutido por causa da ação de criminosos contra duas agências bancárias
A sessão também foi marcada pela ausência de quatro vereadores: Carlinhos da Cohab (PTB), Pipoca (PSDB), Junior Gomes (PSB) e Toinho do Pará (PSB), que alegaram compromissos agendados anteriormente.
O fato gerou repercussão nos bastidores, em especial a ausência de Toinho já que, esta semana, foi noticiado o bloqueio de seus bens devido a problemas com a Justiça. Confira a seleção dos principais discursos:
Irmão Val destaca notícias que repercutiram negativamente o nome de Santa Cruz
No seu discurso, o vereador destacou as pautas, que segundo ele, repercutiram negativamente o nome de Santa Cruz na mídia esta semana.
O primeiro deles, segundo o vereador, foram as matérias feitas por emissoras de TV quanto a má conservação da PE-160 em seu perímetro urbano. Já o segundo foram os assaltos praticados na madrugada de hoje contra duas agências bancárias. Ele fez críticas ao Governo do Estado.
“Esse é um governo que não olha com bons olhos para a nossa cidade e falta de cobrança não foi” – disse.
Marlos da Cohab diz que Armando Monteiro foi covarde
“Políticos foram reconhecidos como Lula e Dilma para bons governos, a exemplo de Armando Monteiro, e que tanto eles deram a mão, mas sabe o que ele estava fazendo na hora da prisão de lula? Se juntou em Ipojuca com o paneleiro (Bruno Araújo) e fizeram uma grande covardia. Ele nem sequer uma nota fez. Por isso que vou colocar todas as forças para eleger Marília Arraes” – disse.
Helinho Aragão destaca insegurança e repudia Governo do Estado
“Uma quadrilha com quase 40 homens, segundo relatos, pintou o terror em nossa cidade e a população pedindo a Deus que nada acontecesse naquele momento. Gostaria de dar meu repúdio ao Governo do Estado, que sempre prometeu essa sensação de segurança e que a nossa população, há muito tempo, não tem mais” – pontuou.
Zé Minhoca destaca levantamento sobre quantidade de buracos na PE-160
De acordo com ele, a cobrança feita ao Governo do Estado para que algo seja feito nesse trecho não seria recente, apresentando esse levantamento assinado, segundo ele, desde 30 de junho de 2017.
“Fizemos esse trabalho e catalogamos mais de 800 buracos. Fui ao DER falar como vereador de meu município e, com um pé atrás com Paulo Câmara, fui advertido por Junior Gomes quanto ao meu tratamento com ele. Repensei meu posicionamento e posso até voltar a votar em Paulo Câmara, porque ele restaurou a economia, mas penso em não votar nele porque não restaurou essa rodovia. Ele tem que olhar isso daqui. Não sei se chegou as mãos dele. Somos a quarta economia do estado, mas nisso somos tratados como de quinta categoria” – pontuou.
Augusto Maia critica pouco efetivo policial em Santa Cruz
“Eu estava acordado quando comecei a escutar os tiros. Pensei que era uma outra coisa, mas depois percebi que estávamos vivenciando momentos de terror. Pensei que tínhamos voltado décadas atrás, mas o que temos observado que isso é um retrato do descaso que esse governador tem quando se fala em segurança pública. A ONU recomenda que tenhamos um policial para 450 habitantes, no estado temos uma média de 476, mas em Santa Cruz temos um policial para cada 10 mil pessoas. Esse abandono do Estado fica ainda mais evidente” – disse.
“Ele não merece meu voto e nem merece meu respeito” – afirma Jessyca Cavalcanti
Líder do governo, a vereadora fez seu discurso pautando na má conservação da PE-160, ações de Blitz do Detran e também a insegurança. Em suas falas, fez duras críticas ao Governo do Estado e ao deputado Diogo Moraes.
“Esse governador, o tempo todo, não tem olhado para o polo de confecção, não tem conduzido a segurança do estado e nem em outras cidades. O sentimento de medo é algo que foi imposto pelos seus representantes e quando se pensa que nas rádios que vai se ter justificativa, vem Diogo atacar Alessandra e Edson Vieira. Não é esse tipo de discurso que queremos ouvir” – disse.
“Quando esperamos que venham esperanças, se vem esses carros do Detran. Não sou contra a fiscalização, mas penso que também queremos a aplicação correta de nossos impostos. Se Zé Minhoca diz que vai votar em Paulo Câmara, eu fico triste, pois que mais pediu votos para ele fui eu. Ele não merece meu voto e nem merece meu respeito” – concluiu.
Ernesto Maia rebate Jessyca e cobra discussão sobre “invasão de importados”
“Até hoje não vimos uma voz do governo municipal, das entidades que representam os confeccionistas ou do Governo do Estado, que tem a função de fomentar o desenvolvimento. A câmara precisa partir na frente para discutir essas questões. Quero fazer um requerimento verbal para que se realize uma audiência para que se discuta essa invasão dos importados em Santa Cruz” – pontuou.
“Fico surpreso com o discurso de Jessyca. Se uma pessoa tivesse um acidente, ficasse em coma por seis meses, acordasse e ligasse o rádio e a ouvisse, ia pensar que era Ernesto ou Carlinhos da Cohab que estava falando. Ela faz críticas ao Governo do Estado, mas quando acontecem as coisas e no que é para se fazer, não se faz” – frisou.
Capilé critica Jessyca e chama prefeito Edson Vieira de “mentiroso”
Ao questionar a vereadora Jessyca Cavalcanti sobre de quem era a responsabilidade pelo tapa-buracos realizado na avenida em frente ao Detran, ele deu um aparte a mesma, que respondeu que seria do Governo do Estado, mas que a prefeitura teria feito os reparos devido ao abandono do local.
Capilé questionou que, se era assim, a prefeitura poderia fazer o mesmo na PE-160, porém quando a vereadora respondeu que isso não será possível pela demanda de gastos ser grande, ele retrucou:
“Ou vossa excelência está faltando com a verdade ou o prefeito é um tremendo mentiroso. O prefeito disse, em uma emissora de rádio, que o Governo do Estado o autorize a fazer a PE-160. Quem é que está mentindo aí vereadora? Não tente enganar a população”.