Surto de virose e falta de um dos médicos fazem com que doentes fiquem até 10 horas na fila do Hospital Municipal
No último fim de semana, um surto de virose foi diagnosticado em diversas cidades da região, incluindo Santa Cruz do Capibaribe, que viu o Hospital Municipal ficar lotado, especialmente no domingo (26).
De acordo com um dos funcionários da unidade, o surto foi causado possivelmente pelo Zika Vírus, fator com que fez que a recepção do hospital e a área de espera para atendimentos médicos estivessem lotadas durante todo o dia.
Ao se chegar local, o que se via eram muitas pessoas dentro e fora da unidade, a maioria delas reclamando de dor no corpo e febre, mas também reclamavam na demora pelo atendimento, que foi agravada por dois fatores, especialmente, no período da tarde e noite.
Um deles era a grande demanda de pessoas vindas também de outras cidades da região (especialmente de Jataúba, Taquaritinga e do distrito de São Domingos – de Brejo da Madre de Deus), mas também pela falta de um dos médicos da equipe do hospital.
Algumas pessoas chegaram a ser flagradas deitadas em bancos e também no chão em frente à entrada da área de recepção, devido à falta de espaço na área de espera.
.
.
Em muitos casos, até o momento que nossa equipe permaneceu na unidade (por volta das 21h30), havia pessoas no hospital que esperavam, desde o meio dia, para serem atendidas.
Muitas pessoas também foram flagradas indo embora para suas casas, sem conseguir o atendimento médico. Muitos dos que iam embora eram mulheres, boa parte gestantes.
Falamos com Maycon Botelho, um dos funcionários que estavam de plantão na unidade. De acordo com ele, mais de 400 atendimentos já haviam sido realizados no decorrer do domingo e que na unidade haviam dois médicos, sendo um deles para casos de urgência e emergência e o outro para atendimento geral.
Questionamos o porquê de só haver dois médicos, sendo que em plantões normais são escalados três médicos (dois para atendimentos convencionais e um para urgência e emergência) e o mesmo falou que tal informação só poderia ser passada pela direção da unidade, que não estava no local.
Nossa equipe se direcionou também para a policlínica de São Domingos, local que também estava recebendo parte da demanda de Santa Cruz do Capibaribe. Por volta das 21h40, o movimento era tranquilo, mas em conversa com o recepcionista da unidade, nos foi informado que mais de 100 pessoas haviam passado pelo local com as mesmas queixas de saúde e que cerca de 30-40% era de Santa Cruz.
.
.
Conheça um pouco sobre o vírus Zika
Transmitida da mesma forma que a dengue, os sintomas da doença são febre, dores nas articulações e músculos, dor nos olhos, coceira na pele e também manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em casos menos comuns, a doença pode vir acompanhada de diarreia, prisão de ventre, dor abdominal, tontura e outros sintomas. Depois que o vírus se manifesta no corpo, o tempo de cura pode variar de 03 a 12 dias.