A 109ª Zona eleitoral do estado de Pernambuco, que corresponde ao munícipio de Santa Cruz do Capibaribe e que tem a frente o Juiz Eleitoral, Dr. Tito Lívio Araújo Monteiro, divulgou a lista de todos os eleitores que trabalharão como mesários e administradores de prédio na eleição deste ano.
As funções principais dos mesários são recepcionar o eleitor, identificá-lo (por biometria ou documento oficial com foto) e encaminhá-lo para votar na urna eletrônica. Os mesários que ainda não receberam a carta, deverão se dirigir com a maior brevidade possível até o Cartório Eleitoral, localizado na Rua Maria Francisca da Silva, 39, Bairro Santo Antônio, antigo Recepcione, das 09 às 17 horas, para receber informações acerca do treinamento.
Os escolhidos terão que comparecer no primeiro turno, em 2 de outubro. Não é facultado ao eleitor optar por trabalhar ou não. Mas é possível pedir dispensa ao juiz eleitoral. Cada pedido será analisado individualmente.
Se o eleitor convocado para mesário não comparecer no dia da eleição, tem até 30 dias após o pleito para justificar a ausência. Quem não comparecer e nem justificar, pode responder por descumprimento de ordem judicial, com pena de multa.
O mesário tem direito a dois dias de folga por dia trabalhado, preferência no desempate em concursos públicos (quando estiver previsto em edital) e auxílio-alimentação no dia da votação. Não podem ser mesários os candidatos e parentes até segundo grau e menores de 18 anos.
Confira a lista dos administradores e mesários clicando nos links abaixo: