Serão abertas as inscrições para o Garantia-Safra em Santa Cruz do Capibaribe. Para obter o benefício é preciso ser agricultor familiar de acordo com a Lei nº 11.326/2006; ter renda bruta familiar mensal de até um salário e meio; e plantar entre 0,6 e 5 hectares de feijão ou milho.
A Secretaria Executiva de Agricultura irá, entre 03 e 10 de janeiro, passar nas comunidades e sítios para fazer a inscrição dos agricultores no programa. Para tal, eles precisarão apresentar DAP, CPF e Comprovante de Residência.
Para Santa Cruz do Capibaribe, são dedicadas 80 cotas. O benefício é de R$850,00 divididos em 5 parcelas mensais de R$170,00.
Para a composição do fundo garantia-safra, o agricultor contribui com 2%, o município com 6%, o estado com 12% e a união com 40%.
O programa é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, financiado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que conta com apoio de estados e municípios, e é voltado para fortalecer a agricultura familiar.
“O Garantia-Safra vem atender o agricultor em uma hora difícil, em um período de perda de lavoura, ele ajuda bastante o agricultor seja na compra da ração do animal ou até nas despesas de casa”, comenta Lenildo Araújo, secretário executivo de agricultura.
Os agricultores dos assentamentos Santa Helena e Luís Lino que se enquadrarem no programa e desejarem se inscrever, devem procurar o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
Calendário de Inscrições
03/01 – Barra da Cruz e Pindurão
04/01 – Carrapicho e Poço Fundo
08/01 – Cacimba de Baixo e Magana
09/01 – Arapuá e Poço da Lama
10/01 – Quixabeira e Pará
Assessoria.