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O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abrirá na próxima segunda-feira, dia 08, o período de inscrição do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes terão até a sexta-feira da semana seguinte, dia 19, para se inscrever no site oficial do Instituto. As provas deste ano serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.
O Inep é uma autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável por organizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Nenhum outro meio de inscrição, além do seu site oficial, será reconhecido como oficial.
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Em qual site fazer a inscrição do Enem 2017?
O site de inscrição do Enem 2017 é o portal do Inep, disponível para acesso no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. Ao entrar na página, basta clicar sobre o link destinado às inscrições para as provas.
A partir das 10h do primeiro dia (08), o site já estará disponível para o recebimento das inscrições. Devido ao grande número de acessos que costuma ter nas primeiras horas, a página poderá apresentar lentidão, mas tudo tende a fluir normalmente ao passar dos dias.
Os candidatos terão até as 23h59min da sexta-feira da semana seguinte, dia 19, para se inscrever. Lembrando que o sistema levará em conta o horário oficial de Brasília/DF.
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Quais os documentos necessários para se inscrever no Enem 2017?
Os documentos necessários para inscrição no Enem 2017 são CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade (RG – Registro Geral). Portanto, ao acessar o site, é importante ter em mãos os números de ambos.
Além dos documentos pessoais, os candidatos também deverão informar dados sobre escolaridade e grupo familiar. Afora isso, cada participante terá que cadastrar um número de telefone e endereço de e-mail válidos, que servirão como mecanismos de comunicação entre a organização e o candidato.
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Isenção no Enem 2017
O valor da taxa de inscrição do Enem 2017 ficou estipulado em R$ 68,00. Neste ano, o MEC decidiu alterar algumas regras ligadas ao benefício de isenção do valor.
A partir de agora, os estudantes que fazem parte de famílias carentes, cadastradas no CadÚnico junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária, receberão isenção automática do pagamento da taxa. Para isso, basta informar no ato da inscrição o número do NIS (Número de Identificação Social), que o próprio sistema fará o reconhecimento antes de conceder o benefício.
Assim como nas edições anteriores, os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública serão isentos de forma automática. Além dos casos citados, aqueles candidatos que fazem parte de famílias de baixa renda e não possuem condições de arcar com o valor da taxa, podem pedir isenção no Enem 2017 declarando carência ao se inscrever. Nesses casos, a solicitação será analisada pela organização e, caso seja inverídica, o participante pode ser eliminado.
Qualquer participante que receber isenção e não comparecer nos dias de prova, perderá o direito ao benefício na próxima edição do Exame. A menos que a ausência seja justificada por atestado médico ou qualquer outro documento oficial capaz de justificar a falta.
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