Medida pode ‘puxar o freio’ dos proprietários de veículos, na ceia de natal e eventos de fim de ano
O governo do estado anunciou nesta quarta-feira (7) o adiantamento no prazo de recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos usados de fabricação nacional e estrangeira, relativo ao exercício de 2017. O decreto 43.866 foi assinado ontem pelo governador Paulo Câmara e publicado na edição de hoje do Diário Oficial e entra em vigor no dia 1º de janeiro.
Com a medida, os veículos com placas terminadas em 1 e 2 terão data de pagamento da primeira cota ou cota única do imposto marcado para o dia 17 de janeiro e não mais em março, como acontecia até o ano passado. O cronograma de prazo de quitação segue calendário de acordo com o último dígito da placa do carro.
No início de dezembro, o governo estadual anunciou o aumento do desconto na parcela única do IPVA. A medida fez um reajuste na porcentagem, que passou de 5%, em 2004, para 7%. Um dos motivos do aumento do abatimento da taxa é a baixa nas receitas de administração estadual.
Com a crise no fundo financeiro destinado ao pagamento de servidores, a ideia é que a mudança instigue para que os donos de veículo realizem com antecedência os pagamentos. Mesmo somando 2,8% do que Pernambuco arrecada, a busca por alternativas para o adiantamento da arrecadação tornou-se constante. Lembrando que, em épocas anteriores, o desconto para o pagamento da parcela única já chegou a totalizar 10%.