Portas da unidade ainda permanecem fechadas – Fotos: Fernando Lagosta
Na quarta-feira (20) a equipe de reportagem do Blog do Ney Lima visitou o prédio onde está localizada a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Santa Cruz do Capibaribe.
O objetivo foi para verificar se os atendimentos médicos que devem ser prestados à população já teriam sido iniciados.
A UPA 24h foi inaugurada em 02 de julho deste ano, cujo evento foi marcado com uma solenidade que contou não só com um bom público, mas também com autoridades a exemplo do prefeito Edson Vieira (PSDB), vereadores e também secretários de governo (clique na imagem abaixo e veja a matéria completa).
Trecho da matéria da inauguração a época
Em entrevista concedida ao blog a época, o Secretário de Saúde do município, Breno Feitoza, afirmou que, a partir da data de inauguração, em até 10 dias o novo prédio estaria em funcionamento, mas passados 20 dias, isso não aconteceu.
Já uma declaração do prefeito Edson Vieira na solenidade fez menção a solução de um problema crônico da saúde pública municipal, que é a pouca disponibilidade da realização de exames de Raio-X.
“Daqui a uma semana, o Raio-X novo, que está lá dentro e tanto falaram, vai funcionar” – disse o político a época.
O antigo aparelho que o município dispõe é alvo de constantes quebras e manutenções, sendo que a demanda existente poderia ser absorvida com o novo aparelho, que ainda não está em funcionamento.
Máquina de Raio-X que está na UPA 24h
Entramos em contato, às 12h12 do mesmo dia, com integrantes da equipe de assessoria da prefeitura, assim também com o secretário Breno. Dois questionamentos foram realizados: 1) O que falta para a UPA 24h de nosso município passar a atender a população e 2) Uma data para que ela possa estar em funcionamento, assim como a data de devolução do Materno Infantil.
Demos um prazo para até as 17h para que uma resposta fosse enviada, porém até o fechamento dessa matéria, as 09h desta quinta-feira (21), a mesma não havia sido enviada.
Atualização às 10h
Nossa equipe recebeu um telefonema da equipe de assessoria da Prefeitura e já está pré-agendado uma entrevista com o secretário de saúde nesta quinta-feira, para falar sobre o assunto.