
Foi instalada na manhã dessa segunda (16), a denominada ‘Frente Parlamentar em Defesa do Rio Capibaribe’, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). O objetivo principal é mobilizar autoridades para realizar ações de despoluição, revitalização e perenização em toda sua extensão.
O Rio Capibaribe passa por 42 municípios, entre eles Santa Cruz e Toritama.
O deputado José Humberto Cavalcanti (PTB) foi eleito coordenador do grupo, e a deputada Priscila Krause (DEM) ficou com a relatoria.
“Vamos levantar dados sobre esses problemas e procurar o Poder Executivo Estadual e o Governo Federal, a fim de que se tente recuperar o rio, o que, no momento atual, não é uma tarefa tão fácil”, destacou.
A próxima reunião do colegiado está prevista para acontecer no dia 31 de outubro, na cidade de Limoeiro em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente da Alepe.
O vereador por Santa Cruz, Deomedes Brito (PT), acompanhou a sessão e se mostrou satisfeito. Ele entende que as águas do Rio São Francisco podem chegar, futuramente, na região agreste, através da transposição pelo Rio Capibaribe bem tratado.
Autoridades de Taquaritinga do Norte e Jataúba, também estiveram presentes.