Jornalismo independente

liderança absoluta!

Fenearte 2023 acontece entre 5 e 16 de julho com mais de 5 mil expositores


A 23ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) acontecerá entre 5 e 16 de julho no Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13) pelo Governo de Pernambuco, que também anunciou um investimento de R$ 8 milhões para realização da feira.


Com o tema “Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos”, a expectativa da organização é de que haja uma movimentação financeira superior a R$ 40 milhões. Mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de todo o Brasil e de diversos países, vão ocupar cerca de 25 mil metros quadrados do pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco. São esperadas 300 mil pessoas.


A feira, neste ano, promoverá ações inéditas. A principal delas é o Circuito Fenearte, uma programação que transbordará o Centro de Convenções de Pernambuco, com atividades acontecendo paralelamente em cerca de 50 espaços culturais e restaurantes do Recife e de Olinda. Entre elas, a ART-PE, que adiantou a sua segunda edição e vai acontecer emparelhada à feira de artesanato.


Outra ação inédita é um estudo da cadeia produtiva do artesanato, pesquisa e mapeamento que será realizado durante a feira para construir estratégias e ações estruturais para o artesanato nos próximos anos.


A 23ª Fenearte contabiliza mais de 30 setores. No maior, dedicado a artesãos pernambucanos, são 305 estandes. Outros 68 expositores pernambucanos vão ocupar o estande do Sebrae-PE. Também participam os Sebraes do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Espírito Santo.


A feira terá estandes de oito etnias indígenas, 73 municípios pernambucanos, 40 associações, todos os estados brasileiros e 27 países.


HOMENAGEM


No mezanino do pavilhão, a exposição “As Loiceiras de Tacaratu – A Arte Milenar das Mulheres do Meu Sertão”, com fotografias de Ana Araujo, apresentará a tradição da loiça no município pernambucano; um saber difundido pelo povo Pankararu que lá habita.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...