Nesta quarta-feira (8), o município de Santa Cruz do Capibaribe realizou a 1ª Feira do Empreendedor do Futuro, que teve como objetivo proporcionar aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) o conhecimento do empreendedorismo, a busca das oportunidades de negócios e o desenvolvimento do plano de negócios de empresas.
Através da parceria com o Sebrae, no período anterior à realização da feira, os alunos receberam aulas, oficinas e orientações sobre empreendedorismo e foram estimulados a criar os produtos que foram expostos e comercializados no evento. Assim, dando uma amostra de como é a rotina empreendedora. “É de extrema importância que as escolas consigam implementar a educação empreendedora na sua grade curricular para trabalhar nesses jovens essas habilidades para que eles sejam empreendedores no futuro ou profissionais destacados no mercado de trabalho”, aponta a analista do Sebrae, Samanta Farias.
A estudante Heloísa Lopes aprovou o projeto. “Isso ajudou muito, e quem quer, faz acontecer. Talvez, no futuro, a gente pense em montar um negócio para evoluirmos com o tempo”, destacou.
14 empresas de diversos âmbitos foram criadas e mais de 400 estudantes participaram do evento. A feira também contou com diversos workshops com empresários conceituados do município em várias áreas, como culinária, moda, gestão e empreendedorismo artístico.
O prefeito Fábio Aragão, que realizou o workshop Comércio e Gestão, destacou a importância da feira para o futuro dos alunos. “É muito gratificante ver o empenho dos alunos da nossa rede em criar negócios de sucesso e que podem, no futuro, se tornar sua forma de sustento. Para nós, é muito importante apoiar este tipo de evento que traz inovação e educação para os santa-cruzenses”, disse.