A publicação prejudicava o candidato a deputado estadual Diogo Moraes (PSB)
A Justiça Eleitoral multou o Blog PE Mais, de propriedade do publicitário Paulo Pereira, em Taquaritinga do Norte, por publicação de notícia falsa (ou ‘fake news’).
A decisão foi do desembargador Stênio José de Souza Neiva Coelho, motivado por uma ação movida pela assessoria jurídica do candidato a deputado estadual Diogo Moraes (PSB), onde alegou que o político foi prejudicado com a publicação.
A fake news continha uma nota atribuída ao candidato, propagada em grupos de WhatsApp, que acabou sendo publicada como reportagem pelo Blog PE Mais. O fato ocorreu no último dia 25 de agosto.
Na época, o Blog do Ney Lima conversou com Paulo Pereira, responsável pelo Blog PE Mais. Ele afirmou que assim que soube, através da assessoria do candidato Diogo, que a nota em questão não era autêntica, retirou a reportagem do ar e publicou informações da assessoria do deputado informando sobre o ocorrido.
Na decisão proferida nesta sexta-feira (21), o desembargador classifica que “é até estranho acreditar que um blog, que se propõe a discutir a política local, não tenha conhecimento dos acontecimentos locais, ao ponto de propagar uma mensagem que supostamente tenha sido elaborada pelo representado, apesar do contexto político local evidenciar a falsidade da mensagem”.
Alessandra Vieira e Joselito Pedro foram isentados
Na mesma ação, o candidato Diogo Moraes apontou a candidata a deputada pelo PSDB, Alessandra Vieira, e o secretário municipal de Educação, Joselito Pedro, como beneficiados pela publicação da fake news, apontando suposta relação de trabalho entre o proprietário do Blog e o secretário Joselito.
No entanto, o desembargador Stênio entendeu que “nada consta nos autos que prove a responsabilidade destes pela postagem e pela propagação da notícia”.
A decisão ainda cabe recurso.