Duas equipes de estudantes da Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos, foram premiados na Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA) em 2019 e 2020, o evento é realizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
No ano de 2019, a equipe Warrior, formada pelos alunos Arthur, Genilson, Joyce e Késia, ficaram em terceiro lugar na III ONDA, ao apresentar um protótipo de aplicativo que visa denunciar agressões às mulheres no ambiente de trabalho.
Em 2020, o grupo Waste-Reuse, composto pelos estudantes Jonatas, José Artur, Mª Janmilly e Pablo, venceram a IV ONDA, o grupo também recebeu certificação de Impactos da Comunidade, pela Google e Ideias de Futuro, com essa certificação eles ganharam mentorias com profissionais do núcleo oficial da Google. Além disso, eles receberam a Aceleração da Google e participarem da Junior Archievment – SP, ficando entre as 50 melhores ideias. O aplicativo visa formas que ajudem o meio ambiente no trato com o lixo eletrônico, o chamado e-lixo.
As entregas das premiações acontecem este ano devido à pandemia de Covid-19. A cerimônia será realizada na próxima sexta-feira (5), na UERGS, na cidade de Gramado.
ONDA 5º edição
Na próxima edição das Olimpíadas em 2022, a instituição também é finalista com o aplicativo COLABORE. O projeto tem como principal objetivo, minimizar o desperdício e os índices de insegurança alimentar em Santa Cruz do Capibaribe-PE, a partir do redirecionamento dos alimentos que, mesmo estando apropriados para o consumo, seriam desperdiçados nas feiras livres do município. A equipe é formada pelos alunos Adrielly, Clévison, Eloize e João Pedro. Todos os projetos são sob a orientação da professora Lara Bezerra.