Fotos: Thonny Hill
Na manhã desta terça-feira (23) foi realizada mais uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz. Em pauta, cinco Projetos de Lei de autoria dos vereadores (que foram apresentados e levados as Comissões) e também a votação de vários requerimentos.
Não houve o uso da tribuna na sessão e os embates, desta vez, fugiram dos ataques pessoais e ficaram apenas na discussão dos requerimentos. Algumas cobranças também foram realizadas por vereadores. Confira os principais momentos:
,.
Pauta de projetos apresentados:
.
Os requerimentos mais relevantes
Quanto a solicitação dos vereadores para que a Prefeitura Municipal e suas secretarias possam colocar em prática, algumas podem ser destacadas. Confira:
.
– Plano de tratamento e prevenção do câncer de ovário;
– Plano de tratamento e prevenção a depressão infantil, a ser desempenhado nas Unidades Básicas de Saúde;
– Implantação de uma Escola Jovem de Música na Casa das Juventudes
– Volta da realização do programa “Prefeitura nos Bairros” em vários pontos como Palestina, Poço Fundo, Oscarzão, Santo Agostinho, Dona Lica, nova Santa Cruz e Polis Pacas
– Construção de uma pista municipal de Motocross;
– Revitalização do giradouro na PE-160, em frente ao Moda Center (solicitação ao Governo do Estado);
– Isenção do pagamento de taxa de ambulantes que pretendem comercializar bebidas em caixas de isopor no São João da Moda 2017;
– Construção de uma nova Central de Velórios Municipal, desta vez no cemitério Pedro e Paulo, no São Miguel;
– Construção de uma nova escola de níveis Fundamental e Médio, no bairro Santo Agostinho (solicitação ao Governo do Estado e ao deputado estadual Diogo Moraes);
– Construção de uma nova creche no bairro Oscarzão.
.
As cobranças e críticas
Durante a sessão, parte dos vereadores da Bancada de Oposição voltou a fazer cobranças, tanto direcionadas a prefeitura como também ao Governo do Estado. Já pela bancada de governista, a principal cobrança partiu de apenas um vereador. Confira as principais:
Junior Gomes cobra implantação de uma unidade do Expresso Cidadão
O governista cobrou, através de requerimento, para que o Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social e do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), possa promover a implantação de uma unidade do Expresso Cidadão para agilizar a emissão de documentos como RG e Carteira de Trabalho.
Marlos da Cohab cobra relatório com resultados da primeira operação Força no Foco
Em suas falas, o vereador de oposição aproveitou para cobrar para que o Governo do Estado e a Secretaria de Defesa Social possam enviar, para o município, os resultados da primeira operação “Força no Foco”, que reuniu ações conjuntas das polícias Militar e Civil, além de Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Tanto os resultados da primeira, como da segunda operação, ainda não foram divulgados.
Nanau cobra nova operação tapa-buracos no perímetro urbano da PE-160
Através de requerimento verbal, o vereador governista fez críticas à má conservação do trecho urbano da PE-160. De acordo com ele, o estado de conservação da via “é uma vergonha”, fazendo um apelo também ao prefeito Edson Vieira (PSDB) e a sua bancada para que se leve essa demanda ao Governo do Estado.
.
Carlinhos da Cohab e Ernesto Maia cobram que ex-diretora do Coniape se explique na Câmara
Os vereadores Ernesto Maia (PT) e Carlinhos da Cohab (PTB), através de requerimento, cobraram para que a ex-secretária Executiva do Consórcio CONIAPE, Edjane Monteiro, venha dar explicações a câmara.
Os vereadores, em sessões anteriores, relataram que a eleição do prefeito Edson Vieira a presidência do órgão seria irregular e apontaram várias denúncias, entre de que funcionários ligados à saúde, que recebem pelo consórcio, estariam com salários atrasados e também que que qualquer iniciativa Santa Cruz/CONIAPE estaria de forma irregular, como um concurso público para Agentes de Endemias e de Saúde, realizado em 2016.
.
Capilé critica prefeito e secretários e diz que vereadores não recebem respostas quanto aos requerimentos aprovados
Para fechar nosso resumo, o vereador Capilé, durante a discussão de um dos requerimentos, aproveitou para fazer críticas ao prefeito Edson Vieira e a secretários de governo.
Segundo ele, foram feitas mais de 80 solicitações de sua autoria através de requerimentos e que, segundo o mesmo, nenhuma delas havia sido respondida. O mesmo aproveitou para afirmar que o problema também estaria acontecendo não só com a Oposição, mas também com a bancada de situação.
Em conversas nos bastidores, um dos vereadores governistas confirmou que também estaria tendo problemas quanto a resposta de suas solicitações, colocando o problema na quantidade de requerimentos apresentados até então (mais de 1000 ano todo).