Fotos: Thonny Hill
Na tarde de quarta-feira (06) foi realizada uma Audiência Pública na Câmara de Santa Cruz, que tratou do polêmico tema da Reforma da Previdência. Apesar do pouco público, diversas entidades e associações foram representadas como o Moda Center, Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Sindicato dos Professores Municipais (Sinduprom) entre outras como a prefeitura municipal. Também foram registradas as presenças de vereadores de outras cidades como Taquaritinga e as paraibanas Caraúbas e Serra Branca.
A audiência foi uma proposta da vereadora governista Jessyca Cavalcanti (PTC) e contou como convidado o palestrante Dr. Napoleão Maracajá. Durante suas falas, ele abordou pontos polêmicos da reforma a exemplo do aumento do tempo mínimo para solicitação de aposentadorias, o impacto financeiro que pode ser gerado; de como as mulheres, professores e viúvos, segundo ele, poderão ser as classes mais penalizadas com a aprovação da pauta entre outros.
Na audiência, também foi aberto o espaço para o debate, onde representantes de vários setores da sociedade civil puderam expor seus posicionamentos e tirar dúvidas sobre o tema polêmico, que tramita no Congresso Nacional.
.
Em entrevista concedida ao Blog, o palestrante falou o que espera da população sobre o tema:
“A seguridade social é uma das maiores conquistas do povo brasileiro e esta reforma, como ela está proposta, é um desmonte. É tirar esse “guarda-chuva” para se colocar dinheiro para a agiotagem nacional e internacional, para os bancos… É um retrocesso muito grande e precisamos resistir nas ruas para que deputados e senadores não votem nessa Proposta de Emenda a Constituição, que é muito nociva. Essa reforma também é machista, já que ela também penaliza as mulheres.” – pontuou.
Nesta sexta-feira (07) também será realizada uma plenária na Câmara sobre o tema, sendo esta promovida pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). Ouça a entrevista com o palestrante e fique por dentro do que foi discutido na audiência:
.