Jornalismo independente

liderança absoluta!

Em busca de soluções

Audiência discute críticas e soluções para as falhas no atendimento prestado pelos bancos e lotéricas em Santa Cruz do Capibaribe

Foto: Ascom Câmara de Vereadores.

 

A noite política desta quinta-feira (29) foi marcada pela realização de mais uma audiência pública. Desta vez o foco foram as críticas aos bancos e agências lotéricas quanto a qualidade do atendimento prestado à população de Santa Cruz do Capibaribe.

 

A iniciativa partiu dos vereadores Vânio Viera (PSDC) e também de Klemerson “Pipoca” (PMN) e reuniu, no plenário da Câmara, gerentes e representantes de bancos e de uma agência lotérica, do Procon no município, vereadores das duas bancadas e o pouco público.

 

Pelos bancos, estiveram presentes representantes da Caixa Econômica, Banco Itaú e Banco do Brasil. Não compareceram e nem justificaram ausência os bancos Santander e Bradesco. Na audiência, os gerentes e representantes de bancos fizeram explanações sobre as iniciativas que são realizadas para tentar minimizar o tempo perdido nas filas pelo consumidor em busca dos serviços bancários.

 

Em linhas gerais, foram indagados pelos representantes que a redução desse tempo seria uma meta constante e iniciativas como a implantação de mais caixas eletrônicos nas agências e em pontos comerciais da cidade, o aumento de funcionários nos guichês, melhorias estruturais entre outras iniciativas culminariam em resultados positivos, fato expresso nos baixos indicadores de insatisfação vindos de suas ouvidorias como também do Banco Central.

 

As afirmações foram contestadas tanto pelos vereadores, como também pela representante do Procon Dra. Nadja Luciana, que afirmou que a quantidade de reclamações recebidas em relação ao tempo perdido nas filas seria um fato comum.

 

Reivindicações e críticas apontadas pelos vereadores

 

Presença constante de atendentes: Vânio Vieira (PSDB) solicitou que, no horário há uma grande diminuição na quantidade de atendentes nos guichês e que eles não seriam repostos, causando grande demora nas filas, especialmente no horário de almoço, sugerindo maior atenção neste fator para redução do tempo de espera pelo usuário.

 

Mais caixas eletrônicos no Moda Center: Para o vereador Pipoca (PMN), a quantidade de caixas eletrônicos presentes no parque de confecções ainda não é suficiente para a demanda de compradores, solicitando a ampliação da quantidade dos que já existem, como também da implantação de outros por agências que ainda não oferecem o ponto de atendimento eletrônico.

 

Autenticação das senhas: Afrânio Marques (PDT) questionou os números de queixas apresentadas pelos gerentes das instituições bancárias e cobrou para que os bancos passem a autenticar as senhas de atendimento. As senhas poderiam ser usadas como provas para que o Procon, em caso de reclamações, saiba que o tempo de espera nas filas foi ou não ultrapassado pelo que determina a Lei.

 

Maior fiscalização dos vereadores: O vereador Deomedes Brito (PT) propôs para que os vereadores passem a atuar também como fiscais no cumprimento do tempo destinado ao atendimento dos bancos ao consumidor. Para isso, seria formada uma comissão entre eles, que visitaria as agências pelo menos uma vez por mês ouvindo as opiniões de quem busca os serviços bancários.

 

Maior quadro de funcionários: Zé Minhoca (PSDB) e Galego de Mourinha (PTB) afirmaram para os gerentes que a quantidade de funcionários nas agencias ainda é insuficiente para atender a demanda exigida pelo município, o que necessitaria de mais pessoas para prestar os atendimentos bancários. Galego também enfatizou que o Procon deveria ser fortalecido, já que seria algo bem mais acessível do que as ouvidorias bancárias.

 

Quadro irreal: Foi esse o termo que a vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) usou para qualificar as afirmações feitas pelos representantes dos bancos. A vereadora propôs para que os números disponíveis para reclamações, a exemplo do Procon e ouvidorias, estejam visíveis para os usuários no interior das agências bancárias.

 

A culpa é dos banqueiros: Para Zezin Buxin (PSDB). Para o parlamentar, a culpa das longas filas não é dos gerentes e sim “dos donos do negócio”, fazendo referencia aos banqueiros. Zezin afirmou que o melhor alternativa para que o tempo das filas passe a diminuir será quando a população começar a buscar seus direitos de consumidor na Justiça.

 

Constrangimento: Fernando Aragão (PTB) fez uma dura crítica ao baixo comparecimento popular na audiência, afirmando que uma grande oportunidade de mostrar a insatisfação perante os gerentes, para que isso fosse encaminhado as instâncias maiores dos bancos, foi perdida. “Esse plenário deveria estar cheio para mostrar que não estamos inventando. (…) O que me deixa constrangido é o povo não querer participar e jogar a culpa em cima de nós para resolver”, destacou.

 

O sonho: O vereador Dida de Nan (PSDB) propôs a necessidade de se levar unidades de caixas eletrônicos para as vilas do Pará e Poço Fundo. Para o vereador, a implantação desses pontos de atendimento “seria um sonho” que ajudaria a facilitar um pouco mais o dia a dia nesses locais mais afastados.

 

Contratação de adolescentes aprendizes: Essa foi uma das propostas feita pela vereadora Narah Leandro (PSB). Para ela, os bancos deveriam priorizar também o lado social, abrindo mais vagas de emprego para que essa faixa etária possa ingressar no mercado de trabalho.

 

Penas mais duras: Esse foi um dos pontos abordados pelo vereador Ronaldo Pacas (PSDC). O parlamentar questionou aos representantes bancários se há autonomia por parte deles para que se haja a viabilidade para que penas mais duras sejam aplicadas para as instituições que descumprirem o tempo exigido nas filas para que cada usuário seja atendido. “Quando se mexe no bolso das instituições, (…) as coisas são cumpridas”, pontuou Ronaldo.

 

Mais assentos para clientes em espera: Foi esta uma das solicitações feitas pelo vereador e presidente da Casa Junior Gomes (PSB). Para o vereador, já que o tempo nas filas ainda é longo, os bancos deveriam se preocupar em oferecer mais assentos para os usuários em espera, como também a implantação de biombos nos caixas eletrônicos para oferecer mais segurança e privacidade em cumprimento as leis municipais que já existem.

 

Principais respostas dos representantes das agências e lotérica

 

Instalação de caixas eletrônicos nas vilas do Pará e Poço Fundo: José Ronaldo Bezerra (gerente de serviços do banco do Brasil) declarou que há uma dificuldade por estas áreas se localizarem fora do perímetro urbano, o que dificultaria o acesso de carros fortes, por exemplo. Mesmo assim, o gerente declarou que irá tentar a viabilidade de implantação desses caixas e solicitou uma cópia do projeto de lei para a implantação de guarda-volumes para compreender como procede a iniciativa proposta pelo vereador Deomedes.

 

Mais funcionários e implantação de banheiro: De acordo com Orlando Simões (gerente geral da Caixa Econômica), há sim uma redução de 50% no quadro de funcionários por conta da maior implantação de caixas eletrônicos. O gerente também relatou que serão implantados os bebedouros e, quanto as outras reivindicações, o mesmo solicitou a ata da reunião para encaminhar a superintendência estadual, inclusive da implantação dos caixas no Pará e Poço Fundo.

 

Quanto as demais reivindicações, um documento com o que foi levantado na audiência para que as reivindicações sejam encaminhadas para as superintendências estaduais de cada agência para avaliar o que pode ser feito.

 

O que disse o Procon

 

A Dra. Nadja Luciana, que coordena a entidade em Santa Cruz do Capibaribe, relatou em um dos pontos que, caso os vereadores formem de fato a comissão para fiscalizar as agências, funcionários do Procon serão disponibilizados para acompanhar os parlamentares.

 

Junior Gomes cobrou também para que Nadja aumente também sua participação em rádios e outros meios, para que se divulgue ainda mais o trabalho prestado pelo Procon.

 

A audiência resultará em um documento, cuja pauta de reivindicações serão encaminhadas aos presentes e as superintendências estaduais das agências participantes.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...