Jornalismo independente

liderança absoluta!

Eleições 2016 – Cobertura completa!

“Estou pedindo a oportunidade para que Taquaritinga continue com os avanços”, diz Lero

 

lero-psb-taquaritinga
Fotos: Thonny Hill

Vice-prefeito em Taquaritinga do Norte por dois mandatos, Ivanildo Lero (PR) disputa o pleito em 2 de outubro, na Dália da Serra, pela primeira vez como candidato a prefeito. Após uma árdua pré-campanha dentro do grupo denominado ‘Calabar’, venceu internamente o empresário Gena (PSB), seu candidato a vice, em pesquisa de opinião pública e conseguiu o apoio do atual prefeito, Evilásio Araújo (PSB), com quem passou boa parte do mandato afastado.

Lero foi o primeiro entrevistado dos candidatos de Taquaritinga do Norte, na Rádio Polo FM, na manhã desta terça-feira (27). Ele disputa a eleição contra Pedro Junior (PDT) e Jânio Arruda (PSD), que dão sequência à série de participações amanhã e quinta-feira (29), respectivamente.

Confira os principais pontos da entrevista.

Avaliação de campanha

O candidato fez, inicialmente, uma análise da campanha, que caminha para os últimos dias, e fez críticas aos adversários.

“A campanha é tranquila, onde nosso grupo não tem baixado o nível, respeitado as família e sendo bem acolhido. A sociedade nos abraça e dar apoio. É uma pena que, as vezes, a gente ver nosso adversário que não nos trata com o mesmo respeito, baixa o nível e quer denegrir imagem de pessoas”, disse.

De acordo com ele, com as supostas agressões a campanha está em crescimento.

“Cada vez que tentam denegrir nossa imagem, crescemos mais. Em vez de mostrar propostas, respeito as famílias e que tem conhecimento das necessidade de Taquaritinga do Norte e mostrar plano de governo, quer denegrir a imagem de pessoas de compromisso com a cidade”, diz.

“Sem olhar no retrovisor”

img_5209.

Ao ser questionado sobre a disputa interna com o seu candidato a vice pela cabeça da chapa, Lero disse não olhar para o passado, e que as divergência com Gena e Evilásio foram apenas no campo administrativo, não pessoal.

“Eu sempre falo que não gosto de olhar para trás, gosto de olhar para frente. Teve arranhões, mas na parte administrativa. Teve momentos que divergimos, mas pensando no avanço de Taquaritinga e não em benefício próprio”, disse.

Sobre sua afirmação que seria ‘candidato de qualquer forma’, dada durante entrevista ao Programa Radio Debate, na Rádio Polo, antes da campanha, Lero negou que sua candidatura nasceu de imposição e reafirmou que o grupo decidiu a formação de chapa de forma democrática em pesquisa.

“A gente viveu o momento, e eu precisava mostrar para o grupo que estava preparado para ser o candidato a prefeito. Eu realmente lutei, trabalhei até onde tive condições para viabilizar isso. Mas quando chegou ao fim, Lero não impôs, não aceitamos tirar candidato do bolso ou impor nada”, falou.

“Não foi comigo”

 

Ainda sobre os embates da pré-campanha, o candidato disse que durante o período os aliados mantiveram um respeito. Lero disse não acreditar que uma fala de Gena, em áudio vazado de reunião com seu grupo de apoiadores, tenha sido em sua direção. Na citada gravação, o empresário afirmava que o concorrente da vaga, naquele momento, estaria, entre outras coisas, coagindo funcionários.

“Na realidade, quando se está numa disputa, algumas coisas acontecem, fuxicos acontecem. Mas pode olhar, eu não tenho conhecimento que Gena citou meu nome, que eu realmente tinha perseguido funcionários para votar em mim”, disse e completou mais à frente “Mesmo quando estávamos na pré-campanha, tivemos um respeito”.

Para o candidato, após o levantamento todos aceitaram o resultado, inclusive o próprio Gena que, segundo Lero, também foi um pedido popular para ser vice.

Espaço para Evilásio Araújo

Lero afirmou que usará a experiência do atual gestor em seu governo, mas não definiu de que forma isso acontecerá. Ele se negou a apontar alguma secretaria, dizendo estar preocupado com a eleição, próximo domingo e depois, ao lado do vice, ajustaria as posições de apoiadores dentro do governo.

“A gente precisa aproveitar a experiência de oito anos que ele tem, de serviços prestados. Não fazer como a oposição que quer incriminar e dizer que tudo que ele fez foi ruim. Vamos ver, dentro das nossas necessidades, onde ele se encaixa melhor”, falou acrescentando que aproveitará ‘pessoas qualificadas e preparadas’ no possível governo.

O candidato também garantiu que Gena será peça fundamental para formação da equipe e decisão durante a gestão.

Importância de Diogo Moraes

img_5240.

O candidato do grupo Calabar destacou, durante a entrevista, o papel do deputado estadual Diogo Moraes (PSB). Para ele, o parlamentar é a maior liderança política da região e o único que tem serviços prestados em Taquaritinga do Norte. Diogo é visto como apaziguador do grupo de situação e responsável pela pesquisa que definiu a chapa, aparando arestas.

“Diogo estava preocupado com o avanço de nossa cidade e região, pediu uma pesquisa que nós dois aceitamos. Ele vai estar na Alepe ajudando o nosso grupo”, falou.

Propostas:  Turismo e infraestrutura

Quanto ao turismo local, considerado de grande potencial na região, o candidato promete reforçar o trabalho que, de acordo com ele, vem sendo realizado e critica o que chamou de ‘falta de ações’ de ex-administradores.

“Adversários dizem que acabou com turismo. Mas não se acaba com o que nunca teve. Eles nunca prepararam a cidade para receber o turista”, critica e completa “Estamos preparando a cidade para que ela seja bem vista, a ‘Rampa do Pepê’ nos representa e enriquece Taquaritinga, eles fizeram uma rampa artesanal que teria apenas 10 anos, começou e terminou com eles por que a rampa estava deteriorada, agora tem estrutura”.

De acordo com o candidato, pontos turísticos, como os Mirantes e praças estão entre suas prioridades, além de uma pista de pouso para os voos de asa delta, praticados na citada rampa, que costuma receber pessoas de diferentes localidades.

Para reforçar a infraestrutura e melhorar na oferta de empregos, o candidato fala em qualificar os jovens com implementação de escola técnica

“Isso para preparar o jovem para o futuro. Empresas quando vão para alguma cidade, fazem um levantamento, estudam a cidade e, se tiver jovens preparados, o empresário vai investir, vai gerar emprego e dar qualidade de vida para o povo”, falou.

Segurança, saúde e educação

Para reforçar a segurança na Dália da Serra, o candidato promete que ‘não medirá esforços para implantação da Guara Municipal’, além de buscar, junto ao poder executivo estadual, a Patrulha Rural.

“Taquaritinga tem 400 km de estradas de terra, mas temos cobrado, precisamos de uma Patrulha Rural. Indo aos conselhos e associações, temos visto a necessidade e é compromisso nosso”, diz acrescentando que a Patrulha Rural já existiu no município mas foi desativada por adversários políticos.

Na educação, o candidato afirma que o município tem melhorado de forma substancial, apontando os últimos dados do IDEB onde, de acordo com ele, Taquaritinga aparece melhor que Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, ficando em segundo lugar entre 22 cidades da região.

img_5244Para ele, a atual administração conseguiu organizar as localidades para salas de aula e servir uma merenda de qualidade. Como necessidade aponta a construção de mais uma escola, que promete construir.

“Temos agora que avançar mais. Mas na nossa região, somos a única cidade que conta com ensino de tempo integral no ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. Isso é respeito, carinho e pensando no futuro de Taquaritinga do Norte”, falou.

Na área de saúde suas promessas se concentram, principalmente, no aumento dos Postos de Saúde da Família (PSF’s).

“A oposição se apega muito ao Hospital, mas no plano de Evilásio avançamos muito, tínhamos três PSF’s e hoje são 7, e vamos aumentar para 10”, finaliza.

A realização de um concurso público também é prometida. Ele disse entender que hoje é uma necessidade municipal.

.

Ouça a entrevista na íntegra:

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...