Pouco mais de 30 dias das eleições, números de pesquisas prometem agitar a semana política em Pernambuco
Elas vem aí!
A semana política promete ser quente, onde quatro institutos de pesquisas irão revelar os números da corrida eleitoral no estado.
Um misto de apreensão e expectativa paira sobre as cabeças dos dois principais candidatos, na disputa cada vez mais polarizada, a cadeira do Palácio do Campo das Princesas: Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB).
Armando Monteiro, que já obteve 43% da preferência do eleitorado (liderando com folga), viu seus números despencarem após a subida, quase que meteórica, de Paulo Câmara, que saiu de pouco mais de 10% nas pesquisas para empatar, tecnicamente, com o petebista, números de crescimento coincidentes nos principais institutos como o IBOPE, Maurício de Nassau e Datafolha.
Maratona de números já começa amanhã
Para esta quarta-feira (03), os primeiros números revelados vêm da pesquisa IBOPE encomendada pela Rede Globo de Televisão, que deverão ser divulgados em seus principais telejornais noturnos.
Na quinta-feira (04) serão divulgados os números do Instituto Maurício de Nassau, pesquisa encomendada pelo Jornal do Commercio e Portal Leia Já, que apontaram o empate técnico entre os candidatos no último dia 30 de agosto.
Sexta-feira (05) será a vez dos números do Instituto Opinião (de Campina Grande), pesquisa encomendada, exclusivamente, para o jornalista e blogueiro Magno Martins e no sábado (06) virão os números divulgados pelo Instituto Sensus, encomendada pela revista IstoÉ.
O tira-teima ?
Essa semana é vista, para muitos analistas, como um grande “tira-teima” para as principais candidaturas e a dúvida que fica é: quem estará na frente em Pernambuco, faltando, ao fim da maratona de números, menos de 30 dias para as eleições?
A morte de do ex-governador e ex-candidato a presidência Eduardo Campos (PSB), ocorrida em 13 de agosto, colocou novos ingredientes na disputa eleitoral em todo o país, ingredientes que já modificaram muitas das opiniões vindas dos principais analistas políticos do cenário nacional.