Secretaria de Educação realiza mais uma formação continuada para professores da educação infantil
Na manhã deste sábado (05) a Secretaria de Educação realizou mais uma formação continuada, desta vez voltada para os professores da educação infantil do município.
O evento aconteceu no Teatro Municipal e contou com as presenças do professor de educação física João Batista e do médico pediatra Dr. Carlos Queiroz, que realizaram duas palestras para os profissionais da educação.
Abrindo o evento, o professor João Batista realizou um trabalho de ginástica laboral e alongamento e, em seguida, abordou a importância e os benefícios da prática de atividade física e os riscos ocasionados pelo sedentarismo tanto em sala de aula como fora delas.
Já no tema principal da formação continuada, o Dr. Carlos enfatizou vários pontos relacionados a saúde física e mental das crianças de zero a cinco anos no ambiente escolar. Entre elas, a necessidade de manter em dia o cartão de vacinação, a cobrança aos pais pelo teste do pezinho, cuidados com a alimentação e a prática de atividades estimuladoras.
Além disso, o médico ressaltou a importância da implantação de uma política de proteção ao aluno, para que ele sempre freqüente o ambiente escolar em plena saúde, assim como desobrigar o educador de administrar medicações, como também cuidados médicos que devem ser realizados no ambiente familiar.
De acordo com a coordenadora de Educação Infantil em Santa Cruz do Capibaribe, Ivaneide Botelho, “Essa formação continuada foi muito proveitosa para os professores das creches e pré-escolas”.
Ela ressaltou ainda que a tendência é que o debate seja levado ao conhecimento dos pais, através da realização de outras palestras com profissionais da área de saúde, conselho tutelar e outras entidades.