
No final da manhã desta terça-feira (17), foi lançado pelo governador Paulo Câmara (PSB), o edital de licitação para escolher a empresa responsável pela construção da adutora de Serro Azul. O ato ocorreu em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife.
O objetivo da obra é transportar água a uma vazão de 500 litros por segundos para abastecer 800 mil pessoas em dez cidades da região Agreste de Pernambuco. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) tem a partir de agora um prazo de 18 meses para concluir a obra.

Serão investidos cerca de R$ 200 milhões viabilizados pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra compreende o assentamento de 68 quilômetros de tubulações, a construção de quatro estações de bombeamento e de um reservatório com capacidade para armazenar 4,5 milhões de litros de água.
A nova adutora será interligada à Adutora do Agreste na cidade de Bezerros, próximo a Encruzilhada de São João, e vai beneficiar, de forma direta, as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Gravatá, Caruaru, Bezerros, São Caetano, Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una.