Prestes a entregar a primeira das quatro escolas prometidas em campanha, o prefeito de Toritama Edilson Tavares (PMDB), fez uma prestação de contas do seu mandato, durante o ‘Programa Estúdio 1’ da Polo FM, na edição desta terça-feira (30).
Além das obras, o prefeito falou sobre a quantidade de servidores atualmente, números com a folha salarial, programação para concurso público, reformulações da feira, apoios eleitorais para outubro, entre outras coisas.
O prefeito adiantou que, nos próximos dias, os servidores públicos, inclusive ele, passarão pelo Relógio de Ponto Biométrico, confirmando a carga horária de 40h semanais, como instalado no início da gestão.
Escolas
No segundo ano de mandato, Edilson já pretende inaugurar, até abril, três escolas. Durante a campanha, o prefeito havia prometido construção de quatro unidades. A primeira delas, será aberta para população, na próxima sexta-feira (02). Ele lembra que será entregue em tempo recorde, exatamente 100 dias após o início da obra.
Adaptações à Lei de Responsabilidade Fiscal
O prefeito não conseguiu reduzir a folha salarial ao que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A prefeitura fechou 2017 com quase 57% de gastos com servidores, quando a Lei permite até 54%.
O gestor ressalta que, mesmo com vários cortes, não conseguiu o objetivo em virtude também da queda de repasses.
“Para quem estava beirando 80%, conseguir baixar para 56%, foi algo extraordinário” fala, complementando que seu objetivo é terminar 2018, com 52% com gastos no funcionalismo.
Segundo Edilson, atualmente a prefeitura trabalha com cerca de 1.200 funcionários. Destes, aproximadamente 400 são efetivos.
Eleições 2018
Para as próximas eleições, o prefeito só sustenta apoio ao governador Paulo Câmara (PSB). De acordo com ele, “nenhum outro governador fez tanto pelo Polo de Confecções, quanto Câmara”.
Ele justifica o apoio com a isenção do ICMS para as lavanderias, a instalação do Expresso da Moda, facilitando na questão tributária, e o Ramal emergencial (com aporte de R$ 30 milhões) que ajudou na chegada de água para Toritama que, “mesmo que fracionada, tem sido a salvação da população”, segundo ele.
Para deputados, o prefeito afirma que “não terão apoios candidatos que não fizerem, de forma expressiva, aportes no município”.
Confira a entrevista concedida a Sílvio José e Janielson Santos, na íntegra no link a seguir.