Duas equipes da Escola Técnica Estadual (ETE) José Nivaldo Pereira Ramos, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, foram as vencedoras das edições de 2019 e 2020 da Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda). Os grupos receberam nesta sexta-feira (5) as premiações, na Universidade Aberta do Brasil, em Gramado (RS).
Em 2019, a equipe vencedora foi a Warrior. Os estudantes apresentaram um protótipo de aplicativo que visa denunciar agressões a mulheres no ambiente de trabalho. A Warrior é composta pelos jovens Arthur Arruda, Genilson Guimarães, Joyce Mikaele e Késia Marcelino.
Já a equipe a Waste-Reuse venceu a IV ONDA, em 2020. Formado pelos estudantes Maria Janmille, Jônatas Italo, Pablo Luíz e José Artur, eles desenvolveram um aplicativo que mostra formas de ajudar o meio ambiente no trato com o lixo eletrônico, o chamado e-lixo. O grupo também recebeu certificação de Impactos da Comunidade, pela Google e Ideias de Futuro.
Todos os trabalhos vencedores tiveram a orientação da Professora Lara Bezerra. Segundo a professora, ter os estudantes participando das Olimpíadas é a certeza de que o trabalho árduo está sendo frutífero.
As entregas dos prêmios aconteceram neste ano em decorrência da pandemia do novo coronavírus.