Gestão afirma que reprovação de suplementação pode causar caos na saúde pública
.
O secretário de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Nanau comunicou no início da tarde desta quarta-feira (31), paralisação em alguns serviços públicos da área, no município. Entre eles, Postos de Saúde da Família (PSF).
Sem especificar quais localidades, o secretário afirmou ainda que o mesmo acontecerá já a partir desta quinta (01), no laboratório e CTA.
De acordo com a gestão municipal, isso se deve a reprovação de projeto de suplementação, na Câmara de Vereadores. O projeto estava na Câmara desde junho.
Alvo de diversas críticas da oposição, o projeto passou por modificações ao longo do seu trâmite na Casa e, no fim, foi reprovado.
“Reprovação essa causa pela oposição com suas manobras raivosas”, escreveu Nanau no Facebook.
Ele ainda alertou para problemas em mais serviços.
“Os restantes dos serviços continuarão até o fim de semana, estes com previsão de pararem na próxima segunda-feira: UPA, SAMU, Hospital municipal e o Tratamento Fora do Domicílio (TFD)”, escreveu.
O secretário acrescentou que existe dinheiro em conta mas, por lei, não poderia usar. “Por conta desta manobra da oposição. Espero que todos tenham consciência do caos que serão responsáveis, assim como as vidas que poderão está em risco”, completou o secretário.
A prefeitura de Santa Cruz ingressará na justiça, após o ocorrido.
Remanejando – O projeto de suplementação na Câmara, pedia o remanejamento de pouco mais de R$ 6 milhões, que estavam previstas para outras áreas.
Vereadores de oposição estabeleceram modificações no projeto, algo que desagradou governistas.
Após muitas discussões, o projeto foi reprovado com apenas três votos favoráveis: Ronaldo Pacas, Toinho do Pará e Junior Gomes.
Os demais vereadores de oposição votaram contra e os seis parlamentares aliados ao prefeito se abstiveram.
O tema foi destaque durante o programa Rádio Debate desta quarta-feira (31). Confira abaixo: