Documento de 2016 será cobrado a partir de 1º de julho para carros com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4. (Foto: Divulgação).
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPRTran) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) fecham o cerco aos donos de automóveis que não pagaram as taxas e ainda estão sem o documento de 2016. A partir desta sexta-feira (1º), os proprietários de veículos com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4 que forem flagrados pela fiscalização serão multados em R$ 191,54 e terão o carro removido para o depósito.
Além disso, a infração é considerada gravíssima. O condutor, por isso, perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Enquanto o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) de 2015 estiver no prazo de validade, os condutores podem circular sem necessidade de apresentar comprovante da quitação dos débitos, conforme a Resolução 205/2006, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Os donos de carros com placas terminadas em 5, 6 e 7 têm até 29 de julho para pagar as taxas e solicitar o documento de 2016. O dia 30 de agosto é o prazo para os proprietários de automóveis com emplacamento de terminações em 8, 9 e 0.
O proprietário de automóvel precisa ficar atento. O CRLV 2016 só será emitido depois de todos os pagamentos. É preciso quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), as taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas de transito vencidas, além do seguro obrigatório (DPVAT).
.
Fonte: G1.