Representante do Agreste na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) participou, ao lado do governador Paulo Câmara (PSB), da posse de 1.214 policiais civis e científicos, realizada na manhã desta segunda-feira (05), no Centro de Convenções. Após o evento, o deputado destacou o esforço do Governo do Estado para combater a violência.
”Esses novos servidores que se integram ao quadro da Polícia em Pernambuco vai reforçar o combate à criminalidade e temos a certeza que ajudarão a melhorar os índices do Pacto pela Vida. O governador Paulo Câmara tem feito o dever de casa para combater a criminalidade, que não é só em Pernambuco. Ele está fazendo um dos maiores investimentos na área de Segurança Pública no nosso Estado nos últimos anos, o que nos mostrará resultados concretos. Já fez a contratação de novos policiais militares, civis e científicos, além da renovação de parte dos equipamentos da área”, destacou o parlamentar.
A contratação dos novos profissionais foi publicada no Diário Oficial do último sábado. Ao todo, serão 822 policiais civis, sendo 139 delegados, 597 agentes e 86 escrivães; e 392 servidores da Polícia Científica, sendo 36 novos médicos legistas, 64 auxiliares de legista, 123 auxiliares de perito, 44 peritos papiloscopistas e 125 peritos criminais.
Durante o evento, o governador Paulo Câmara destacou que a contratação dos profissionais vai garantir mais celeridade nas investigações. “A gente está completando, agora, uma nova fase com a posse desses novos policiais civis, tendo condições de lotar todas as delegacias de Pernambuco com pelo menos um delegado, seis agentes e um escrivão. Estamos muito confiantes no resultado desse trabalho, que se integra ao da Polícia Militar. Vamos garantir à população aquilo que ela tanto quer, que é sair de casa, poder levar seus filhos ao colégio, ir ao trabalho em paz, com segurança. E sabendo que vai poder voltar para casa, à noite, com tranquilidade”, afirmou.
As regiões do Agreste e Zona da Mata receberão a maior parte do efetivo, com 46% dos policiais civis formados. Os demais serão distribuídos da seguinte forma: Sertão (23%) e Região Metropolitana do Recife (10%). Os 21% restante irá fortalecer as Unidades Especializadas, como o Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP).
A posse dos profissionais permitirá o funcionamento de nove Delegacias de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), criadas por lei e sancionadas, em dezembro de 2017, pelo chefe do Executivo estadual, que começarão a funcionar de imediato. Além disso, será instalada seis unidades da Polícia Científica no Estado, o que trará agilidade nas provas técnicas e exames periciais.
Informações da assessoria.