Leitor denuncia possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e desabafa com descuido por parte de moradores
Na manhã desta terça-feira (05) nossa equipe recebeu diversas imagens enviadas pelo leitor Marconi Lima.
Elas mostram diversos flagrantes sobre a situação de descuido por parte de diversos moradores do entorno da Avenida Teonilo Silvestre (em Santa Cruz do Capibaribe), no trecho que compreende o bairro São Cristóvão.
As fotos mostram que diversas caixas d´água estão fechadas de maneira incorreta, a maioria delas apenas com telhas onduladas, o que permite a entrada de espécies de mosquitos como o Aedes aegypti, principal transmissor das doenças Dengue, Chikungunya e também o Zika Vírus. Algumas dessas caixas d´água também foram flagradas abertas.
.
“Mesmo com toda divulgação, mesmo com todos problemas causados a população, a própria comunidade vítima do Aedes aegypti não faz a sua parte. É incrível tamanha acomodação com tantos reservatórios em um pequeno raio de mais ou menos 100m da avenida” – desabafou o leitor.
No auge do surto de virose no município, o Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão chegou a registrar quase 700 atendimentos diários de pessoas com sintomas como febre, dor de cabeça, dificuldade de locomoção, dor nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo. Também foram registradas mortes de pessoas com saúde já debilitada e que também tinham tais sintomas.
Vale ressaltar também que o Zika Vírus, que também pode ser fatal, está associado ao aumento dos casos de microcefalia em recém-nascidos. Para quem não conhece, a doença provoca a má formação do cérebro, causando sequelas neurológicas e motoras de caráter permanente.
Confira mais imagens: