Obras de creche em distrito de Taquaritinga do Norte estão paralisadas há mais de dois anos
Localizada no distrito de Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte, a creche está inacabada e abandonada. A obra faz parte da parceria do Governo Federal (Dilma) com o município de Taquaritinga do Norte e integra parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. O município recebeu recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para construção de 1 creche.
As obras de construção foram iniciadas no dia 19 de abril de 2012 ainda na primeira gestão do prefeito Evilasio Araújo (PSB), porém, os trabalhos estão parados a mais de dois anos, inclusive a placa que deveria estar à vista da população indicando informações como: valor, construtora, data de conclusão, não existe mais ou foi retirada.
Desperdício
Inacabada e abandonada, a creche já mostra sinais da ação de vândalos e revela o descaso e o desrespeito das autoridades “competentes ou responsáveis” por salvaguardar o patrimônio e o bem público.
Não um vigia sequer para fazer a guarda do prédio, o que facilita a depredação por meio da ação de pessoas que entram nas dependências para o uso de drogas, prostituir-se, além de fazer necessidades fisiológicas (há fezes por quase todos os cômodos).
Já é possível perceber restos de materiais espalhados, o mato que começa a crescer em volta e invadir a obra.
Tentamos contatos com a secretária de obras do município para obter informações para saber de quem é a responsabilidade, em dar continuidade ao trabalho de conclusão da creche, mas não foi possível, pois o número que foi disponibilizado não funciona – algo que é bem peculiar das secretarias de governos municipais.
O projeto tem capacidade para abrigar dezenas de crianças em dois turnos (matutino e vespertino). Fica aqui, o apelo para que as autoridades competentes deem continuidade na construção da creche, e não deixem que um projeto de tão grande relevância para Pão de Açúcar que vai beneficiar a muitas mães e crianças, seja depredado, como já está sendo, e também, não seja mais um retrato daquilo que revela a face da inoperância e desinteresse dos administradores do município, com projetos que beneficiam a população.
Com informações de Alberes Xavier.