Jornalismo independente

liderança absoluta!

Déficit Habitacional atinge cerca 12% da população pernambucana

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que mais de 16,4 milhões de pessoas vivem em assentamentos urbanos e habitações improvisadas no Brasil atualmente. E, mesmo com um crescimento considerável do número de domicílios em Pernambuco neste ano, cerca de 1.091.289 pessoas ainda residem nesse tipo de moradia, o que corresponde a 12% da população. Além de estarem relacionados a problemas de irregularidades e desmatamento ambiental, a qualidade de vida nesses locais é constantemente marcada por riscos na segurança, saúde e precarização dos espaços.

A criação de programas de acesso à moradia, como o Morar Bem PE e o Minha Casa, Minha Vida, tem sido uma alternativa para minimizar esse déficit habitacional e, em 2024, beneficiaram mais de 33 mil famílias, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo de Pernambuco (SEDUH-PE). “Quem não possui casa própria, que ainda não é beneficiado com moradias de outros programas habitacionais do Governo Estadual ou Federal e que tem renda familiar mensal de até dois salários mínimos, que atualmente equivalem a R$ 2.824,00, tem direito a esse acesso facilitado”, explica o gerente de vendas da Viana e Moura, Natanael Bezerra.

De acordo com o gerente, todos os empreendimentos da construtora contam com a oportunidade de financiamento através desses programas, sendo eles: o condomínio Malhada no Meio, em Santa Cruz do Capibaribe, o São Vicente III, em Garanhuns, o Jardim Monjope, em Igarassu, e o Nassau Garden e Recanto das Laranjeiras, em Caruaru. E, entre os principais benefícios desses condomínios, está o acesso a moradias planejadas e desenvolvidas com infraestrutura necessária, incluindo abastecimento de água, esgoto, pavimentação, iluminação, além de sistemas de segurança, como portarias 24h e vigilância.

“Condomínios planejados também oferecem áreas de lazer, como piscinas, playgrounds, salão de festas e quadras esportivas, o que promove a convivência social e o bem-estar dos moradores. Além disso, essas moradias tendem a ter uma maior valorização no mercado imobiliário, proporcionando mais estabilidade financeira e acesso aos créditos”, afirma. Natanael Bezerra ainda ressalta que os interessados em adquirir a casa própria através desses programas podem comparecer a uma das sedes da Viana e Moura distribuídas entre as cidades citadas ou entrar em contato através do atendimento on-line, pelo número: (81) 9 9444-2544.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...