Senai Santa Cruz promove evento gratuito que traz as tendências para o Outono / Inverno 2016
Na noite de terça-feira (12) foi realizado, na Escola do Senai em Santa Cruz do Capibaribe, a abertura do Inova Inverno 2016.
O evento, que é lançado no mesmo período em 25 estados, traz palestras e oficinas focados naquilo que promete ser tendência nas coleções de moda para o Outono / Inverno do ano que vem.
Na abertura, foi realizada uma palestra com professores / consultores do Senai Santa Cruz. Na presença de um público formado por empresários do setor confeccionista e estudantes, lá foi apresentado um balanço de uma pesquisa de moda, feita entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, nas cidades de Paris, Milão e Florença.
.
As três cidades são consideradas as principais exportadoras de tendências e produtos de moda e que inspiram as coleções que são criadas e desenvolvidas pelas empresas em todo o mundo, independente do tamanho.
O que vem por aí
No evento, que também é assinado pelo Sebrae, foram apresentados diversos movimentos culturais e artísticos que rolam no cenário europeu, que evidenciam o caminho da moda focado no futuro, diferente da tendência retrô ou vintage que segue com força em 2015.
De acordo com o que foi apresentado, tecidos tecnológicos, estampas geométricas, efeitos manchados (a exemplo dos tecidos tie dye) e peças funcionais (que tenham mais do que a função de simplesmente vestir), aliadas com durabilidade e versatilidade de usos, são apenas algumas das apostas que terão destino certo no guarda-roupa e no corpo de crianças, jovens e adultos.
Também foram apresentados diversos tipos de vitrines temáticas com esses movimentos culturais que, com a união desses aspectos, há uma promessa de resposta sobre como enfrentar a concorrência com os produtos chineses, que dizimam polos de moda e que já começam a causar impacto também no Polo de Confecções.
Outra tendência apresentada é o ressurgimento das peças básicas, feitas para atender, segundo o que foi apresentado, a um grupo crescente de consumidores que não querem exibir marcas das empresas, rótulos e padrões pré-determinados.
Apesar de sinalizar rumo para o futuro, tendências que fizeram sucesso em outras temporadas prometem ressurgir com nova cara, a exemplo do militarismo (roupas com estampas de camuflagens militares) e também os tecidos perfurados.
Vale salientar que o evento traz muitos conceitos, que devem ser aproveitados por diversas empresas do Polo de Confecções, que já podem planejar suas coleções para as próximas estações. O resultado final do evento será o lançamento do Caderno de Moda, que trás as principais novidades a partir do resultado das pesquisas.
A programação, que é voltada a classe empresarial, segue até a próxima quarta-feira (20). Para mais informações sobre como participar das três oficinas restantes (Desenvolvimento de Produto; Olhar da Forma – Modelagem e Ensaios de Fichas Técnicas para Planejamento de Coleção), basta procurar a unidade do Senai, localizada na Rua Professora Ivani Batista, no bairro Nova Santa Cruz ou ligar para o número (81) 3705-1767.
.