Museu intinerante do Projeto “Expondo Cultura” mostra a importância da preservação do Acervo Histórico de Pernambuco
Está sendo realizado o último dia do projeto Expondo Cultura, que consiste em um ônibus-museu, que mostra diversas peças (vestígios arqueológicos) encontradas durante as escavações da Refinaria de Abreu e Lima, no município de Ipojuca.
O museu intinerante está localizado na rua Professora Olindina, em frente a Bibiloteca Pública Municipal (próximo a Secretaria de Educação) e conta com a mostra, em diversas vitrines, de peças em cerâmica (pratos, urnas, utensílios de rituais indígenas), instrumentos de pedra lascada, armas antigas e outros objetos, muitos deles de antes da colonização portuguesa ao Brasil.
Segundo Paloma Darnia, historiadora e mediadora do “Expondo Cultura”, o projeto (que tem o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco e o financiamento da Petrobrás) tem como objetivo contar um pouco da história de Pernambuco, por meio desses vestígios arqueológicos.
Mais de 300 estudantes e outros visitantes, até o momento, já compareceram ao local, onde há, além da exposição das peças, a apresentação de aulas ministradas por professores sobre as culturas Indígena e Africana, focando o tema do Brasil Colonial.
O projeto ficará no local até as 21 h, onde seguirá para o município de Taquaritinga do Norte. Ainda dá tempo de participar. Para mais informações e agendamento de visitas do projeto por outras escolas, é só acessar www.expondocultura.org.br.