Na tarde desta quarta-feira (28) foi confirmada a saída de Ângelo Gioia do cargo de Secretário de Defesa Social de Pernambuco. O posto lida diretamente com o comando da segurança pública no estado, que vivencia uma grave crise motivada pela defasagem no quadro de efetivos e de estrutura de trabalho, aliada ao crescente número de crimes violentos e também cometidos contra o patrimônio (assaltos e furtos).
Ângelo Gioia, que é policial federal aposentado, assumiu o cargo em outubro de 2016, depois da saída de Alessandro Carvalho. Para seu lugar, está escalado o atual corregedor-geral da pasta, Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti.
O governador Paulo Câmara (PSB) fará a posse do novo secretário na próxima sexta (30), no Palácio do Campo das Princesas. Com a saída de Gioia, fica a expectativa se as promessas, em especial aquelas que repercutem no Polo de Confecções a exemplo da instalação de um novo Batalhão Especial da Polícia Militar em Caruaru (cujos efetivos também serviriam para Santa Cruz) e um novo concurso público para contratação de novos policiais civis entre outros serão, de fato, cumpridas.
.
Coincidência ou reflexo da crise?
Ainda de acordo com o Governo do Estado, a saída de Gioia se deu por motivos pessoais, mesmo motivo alegado por Alessandro quando também deixou o cargo.