Na manhã deste domingo (22) mais um protesto acontece na PE-160, mais precisamente na altura do quilômetro quatro, que liga o distrito de Pão de Açúcar (de Taquaritinga do Norte) e Santa Cruz do Capibaribe.
De acordo com as informações, o protesto foi iniciado por compradores e guias de excursão da empresa Washington Turismo e seria em resposta aos atos de fiscalização que acontecem, por parte da Secretaria da Fazenda do Estado, ao Polo de Confecções.
Durante a semana, diversos ônibus e vans foram apreendidos em decorrência da falta de nota fiscal nas mercadorias. Algumas multas chegavam a ultrapassar, para os compradores, valores de R$ 100 mil.
Neste momento, a pista permanece fechada nos dois sentidos e motoristas tentam chegar a Santa Cruz através de desvios, mas não estão conseguindo porque esses locais também foram fechados.
Também foi registrada uma confusão entre pessoas que quiseram passar e os guias de excursão, entre elas compradores que tentam passar do protesto e pegar veículos de lotação para se dirigir ao parque.
Pneus e galhos de arvores chegaram a ser queimados, assim como ônibus também foram colocados de forma a isolar a pista.
De acordo com a presidente da associação dos Guias de Turismo Comercial do Norte e Nordeste, Shill Souza (que também está no protesto), que lida com guias de excursões vindas do Maranhão e do Piauí, não há acordo com o Governo do Estado no tocante a, segundo a mesma, evitar que operações da Sefaz sejam realizadas no Polo.
O protesto não tem horário previsto para sua conclusão e, de acordo com os manifestantes, a ideia é se dirigir a frente do Moda Center Santa Cruz para dar continuidade ao mesmo.
Negociações estão sendo realizadas, neste momento, com o síndico do MC, Alan Carneiro.
Nossa equipe continua acompanhando o protesto e, em breve, traremos novas informações