O relator da CPI do Calçadão, vereador Carlinhos da Cohab (PTB), protocolou nesta quarta-feira (15) o relatório final da CPI do Calçadão de Feiras, aberta em abril de 2019. A conclusão está sendo entregue com quase quatro meses de atraso. Por conta da morosidade, a validade do relatório é contestada, especialmente por vereadores governistas.
Apesar do atraso, o saldo dos trabalhos apresenta pontos que chamam a atenção: entre eles um suposto superfaturamento de mais de R$ 3,4 milhões e possíveis irregularidades nas concessões dos pontos de venda.
Relator propõe ação civil por improbidade administrativa contra o prefeito Edson Vieira
O relatório da CPI do Calçadão cita a conclusão de planilhas e boletins de medição da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco que apontam para inconsistência na construção da obra com saldo a ser devolvido no valor de R$ 3.434.777,32.
O relatório propõe o ajuizamento de ação civil por atos de improbidade administrativa supostamente cometidos pelo prefeito Edson Vieira (PSDB).
Concessões irregulares
O relatório da CPI do Calçadão demonstra também que pontos de venda podem ter sido concedidos de forma irregular. O relatório cita o caso de um restaurante em que teria sido concedido sob o argumento de que “a comida era boa”, conforme afirmou o relator Carlinhos da Cohab ao Blog.
O relatório apontou também que uma mulher contemplada com quatro pontos de venda seria “nora do secretário linha de frente da gestão Edson Vieira, o senhor conhecido como Pedro Ramos”. Segundo a apuração da CPI os boxes nunca foram ocupados por ela.
Entrevista completa será veiculada no programa Rota da Notícia nesta quinta
A entrevista completa do relator da CPI, Carlinhos da Cohab será veiculada nesta quinta-feira (16), às 7 horas da manhã no Programa Rota da Notícia, gerado em vídeo nas redes pelo Santa Cruz Online e transmitido ao vivo pelas Rádios Vale e Toritama FM.
Prefeito diz que CPI perdeu prazos e que Câmara está sendo usada politicamente
O Blog do Ney Lima entrou em contato por telefone com o prefeito Edson Vieira. Ele acusou o vereador Carlinhos da Cohab de estar usando a Câmara de Vereadores para atuar politicamente, já que a CPI do Calçadão foi encerrada em setembro e o prazo para apresentação do relatório foi exaurido. Um pronunciamento mais detalhado será feito posteriormente.