Foto: Elivaldo Araújo (Arquivo).
A lista de políticos considerados ‘fichas-sujas’ divulgada nessa terça-feira (05) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) causou um verdadeiro redemoinho nos bastidores da política de Toritama.
Principal nome para compor a chapa com a vice-prefeita Lucinha na disputa das eleições municipais de outubro, Flávio Lima (PR) vive um dilema na incerteza, se poderá ter seu nome novamente concorrendo à prefeitura da Capital do Jeans, mesmo que seja ao cargo de vice.
Embora o ex-prefeito tenha afirmado publicamente que poderia disputar as eleições na chapa encabeçada pela Tucana Lucinha Pereira (PSDB), existe uma desconfiança de que o político não tenha condições perante a justiça eleitoral devido suas contas reprovadas. No entanto, simpatizantes do grupo não demonstram preocupação com a escolha do vice.
A avaliação feita pela oposição é de que o mais importante é a presença de Flávio no grupo, já que independentemente das decisões judiciais em torno de sua elegibilidade, o ex-prefeito detêm o poder de escolha e indicação ao nome do candidato a vice. Essa foi uma das exigências feita pelo ex-prefeito na adesão à pré-candidata tucana.
Estimasse que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgue a lista com os declarados inelegíveis no próximo dia 15 de agosto. Menos de uma semana depois, será o início das convenções. Até lá, o grupo oposicionista terá ao menos 40 dias para definir a composição da chapa e anunciar de vez o nome do vice.
Favoritos
Família – Com a indefinição ao nome de Flávio, o seu pai continua na linha sucessória. O ex-prefeito, Narciso Lima já declarou que pretende disputar um cargo no Legislativo. Porém, o veterano político possui uma boa aceitação em ambos os grupos e formaria uma nova dobradinha dos ‘Fulô’ com os ‘Limas’.
Até o nome de Genilson Gonçalo (DEM) pré-candidato a vice na situação e cunhado de Flávio Lima, foi cogitado. Na ocasião, surgiram boatos de que Genilson estaria insatisfeito com o Prefeito Odon e poderia aderir à oposição.
Amigos – O Presidente da Câmara, Nilton de Enoque (PR) aliado ao grupo da vice-prefeita Lucinha, após a adesão de Flávio, também pode pintar no cargo. Vereador de primeiro mandato, Nilton demonstrou certa insatisfação com a política e não tentará a reeleição, com tudo o mesmo deixou o PSB filiou-se ao PR, partido do amigo Flávio Lima.
Outro nome da roda de amigos e aliados é o empresário Almir Bezerra (Nem da Zigurat) uma das figuras influentes nas articulações políticas das últimas eleições no município. O empresário chegou a anunciar sua pré-candidatura a prefeito ainda em 2015, mas acabou desistindo e aderiu ao projeto de Lucinha.