As curtinhas do Romenyck Stiffen
Pesquisas: Como pudemos observar nesse mês de outubro, nos bastidores da política de Santa Cruz do Capibaribe rolam pesquisas de todos os números e para todos os gostos.
Pivô: O pivô para essas enxurradas de pesquisas dar-se após os renomados blogueiros Magno Martins e Aldo Vilela apontarem uma provável vantagem ao vereador Fernando Aragão na disputa eleitoral de 2016, mesmo sem mostrarem números.
Três: Em menos de um ano três pesquisas foram divulgadas, uma de forma oficial, com registro, e duas extraoficiais, sem nenhum tipo de registro. Mas, vamos analisar um dado em comum que foram divulgadas nas três pesquisas.
Estimulada (I): Na pesquisa estimulada feita pelo instituto opinião, contrato pelo jornalista Magno Martins em dezembro de 2014, o prefeito Edson Vieira (PSDB) tinha 47% das intenções de votos, enquanto Fernando Aragão tinha 9%, uma frente de 38%, por mais que no meio do caminho a época o grupo de Oposição mostravam desunião e na pesquisa tinha Zé Augusto com 13%.
Estimulada (II): Na pesquisa estimulada apresentada pelo prefeito, na semana do seu aniversário, a alguns comunicadores, Edson Viera tinha 46% das intenções de votos, enquanto Fernando Aragão tinha 16%, uma frente de 30%, por mais que na pesquisa do prefeito o confronto também contava com Zé augusto configurando com pouco mais de 10%.
Estimulada (III): Na pesquisa Estimulada encomendada por apostadores Taboquinhas e divulgada no programa Opinião, O prefeito Edson Vieira aparece com 39% das intenções de votos, enquanto Fernando Aragão tem 29%, uma frente de 10%.
Acirramento: Observamos que com a proximidade das eleições, caso as pesquisas estejam corretas, poderemos ter um acirramento. Pois, em menos de um ano houve uma leve queda do prefeito Edson Vieira, em torno de 8%, e uma evolução natural de Fernando Aragão, já que o mesmo hoje é o único candidato das oposições, onde o mesmo subiu 20% nas pesquisas. Lembrando que segundo a pesquisa dos apostadores existem 32 de indecisos.
Favorito: Não restam dúvidas que o prefeito Edson Vieira é o franco favorito para eleições de 2016, e disputará contra um grupo que está passando por um processo de reconstrução. Contudo, para manter o favoritismo é necessário não calçar o salto alto da vitória, pois, a história política do município mostra que é necessário estar com os pés no chão e não menosprezar o adversário.
Correndo atrás: Uma coisa é certa, Tanto Edson quanto Fernando já estão em campo nessa pré-campanha, pois 2016 é logo ali. Ambos devem ter suas pesquisas internas e estão montando suas estratégias para o cenário político de 2016.
Estratégia: Uma coisa que me chamou atenção é o porquê dos apostadores e militantes Taboquinhas deixaram vazar seus números? Que estratégia seria essa? Será que alguém tem coragem de antecipar as folclóricas apostas, dando a porcentagem de votos de vantagem que a pesquisa apresenta a esses apostadores Taboquinhas?
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador